tu-sois-de-onde-3-foto-renata-piresNos dias 05 e 06 de outubro, o solo “Tu Sois de Onde?”, de Lineu Gabriel Guaraldo, inédito em Campinas, será apresentado dentro da programação do Lume em Casa. As apresentações fazem parte de uma circulação nacional que tem o incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria da Cultura, Governo do Estado de Pernambuco. O artista também oferece uma oficina durante sua estadia na cidade.

Tu sois de onde? De quem? Que coisas te atravessam? Que lugares? Que pessoas? Na busca de respostas para estas indagações o intérprete mergulha no quintal de suas memórias afetivas. Ao trazer para a cena ferramentas corporais diversas, o espetáculo evidencia como fio condutor o convívio com os caboclos-de-lança da Mata Norte de Pernambuco.
Neste trabalho, Lineu assume seu olhar estrangeiro e investe no potencial de transformação das dança tradicionais. Partindo de indagações pessoais e subjetivas, acaba por tocar em questões humanas, compartilhando temas universais, caracterizados pela constante procura de si.

O Processo de criação de “Tu Sois de onde?” sintetiza a pesquisa continuada de Lineu Gabriel sobre as manifestações tradicionais da zona da mata pernambucana. Desde 2004 o artista convive com os brincadores de Cavalo Marinho e Maracatu de Baque Solto da região em fluxos que envolvem pesquisa teórica, docência e criações artísticas nos campos da dança, teatro, performance e audiovisual.

Em “Tu sois de onde?” o foco é nas possibilidades expressivas de um corpo atravessado pela intensa convivência com essas brincadeiras, sobretudo com o Maracatu de Baque Solto. A vivência dentro da manifestação (desde o ano de 2009 Lineu é Caboclo-de lança do Maracatu de Baque Solto Leão de Ouro de Condado-PE) é explorada de modo a construir um espetáculo permeado por fragmentos de memórias afetivas do intérprete.

Na criação do espetáculo foram utilizadas ferramentas como a Mímesis corpórea, o clown, além do trabalho com matrizes corpóreo-vocais levantadas por meio de treinamento técnico energético e de dança pessoal. A direção de Ana Cristina Colla apoia-se na continuidade de uma parceria desenvolvida desde o ano de 2006, aprofundada neste trabalho que exige sensibilidade e intimidade com o material do intérprete.

Ficha técnica:
Direção: Ana Cristina Colla (Lume Teatro)
Concepção e interpretação: Lineu Gabriel Guaraldo
Assistência de direção: Tainá Barreto e Helder Vasconcelos
Trilha sonora original: Cláudio Rabeca e João Arruda
Orientação em Maracatu de Baque Solto: Aguinaldo Roberto da Silva
Desenho de Luz e Cenário: Eduardo Albergaria
Direção de Arte e Figurino: Fabiana Pirro | Assistente: Joana Liberal
Design: Iara Sales
Fotografia: Renata Pires
Produção geral da circulação: Laura Tamiana / Terreiro Produções
Produção local em Campinas: Cais das Artes

Ministrada por Lineu em parceria com Eduardo Albergaria, ator e iluminador, que assina o desenho de luz e o cenário do espetáculo, a oficina “Este corpo vai pra onde?” tem carga horária de 12 horas.

Os participantes entrarão em contato com a metodologia de trabalho utilizada na criação do espetáculo “Tu Sois de Onde?”. Com ênfase no trabalho corporal, a oficina visa colaborar com a autonomia do artista em relação aos seus procedimentos criativos. Serão aplicados exercícios que mesclam elementos da dança do Maracatu de Baque Solto, do Cavalo Marinho (manifestações tradicionais da Zona da Mata Norte de Pernambuco) e técnicas de treinamento de ator. É destinada a atores, performers, dançarinos e interessados em geral.

Ministrantes: Eduardo Albergaria e Lineu Gabriel Guaraldo
Classificação etária: 12 anos
Duração: 45 minutos.

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Espetáculo Tu Sois de Onde?
05 e 06 de outubro – 20h
Entrada Gratuita – retirada de senha no local, 1h antes do início do espetáculo.

Oficina Este corpo vai pra onde?
04 à 06 de outubro – 13h30 às 17h30
20 vagas – à partir de 15 anos – Atores, performers, dançarinos e público em geral.
Inscrições e informações: [email protected]

Local: LUME TEATRO
R. Carlos Diniz Leitão, 150 – Barão Geraldo, Campinas – SP
Fone: 19 3289-9869
http://www.lumeteatro.com.br