26-spacaPode ser vista na Biblioteca Municipal de Campinas, uma exposição em homenagem ao trabalho do criador da “Turma do Gabi”, o ilustrador e quadrinista Maurício Torres, e também aos vários personagens que formam a “Turma do Gabi”.

A “Turma do Gabi” surge em 1975, quando o cartunista Moacir Torres teve um sonho com os personagens, e na manhã seguinte começa a dar forma ao Gabi, Geninha, Bacana, Vira Lata Fred, Palhaço Piruquinha, Lorenço e o Gato Malucats. Há quatro décadas esses personagens circulam, em suplementos infantis de jornais, revistas em quadrinhos, em passatempos que encontramos em muitas bancas, papelarias e livrarias; e agora surgem em outras mídias como livros, ebooks e animações na Internet.

Moacir Torres reside em Indaiatuba (SP) desde 1993. Começou como desenhista na TV Cultura em 1974; fundou em 1978 com Claudio Feldman, a Editora Taturana; foi arte finalista na Editora Abril; participou de coletâneas literárias e vários salões de humor e Hqs; lançou revistas em Portugal e Espanha. Criou e publicou revistas em quadrinhos, passatempos e livros infantis. Atualmente ministra oficinas de desenho infantil e vem produzindo revistas de atividades para editoras, passatempos e quadrinhos para vários jornais brasileiros e Animações da “Turma do Gabi”.

A Exposição que a Biblioteca Zink recebe já itinerou em outras cidades do Estado de São Paulo. Em Campinas, ela tem dois eixos: o que apresenta a evolução dos personagens e das publicações de Moacir Torres e a homenagem de vinte e três profissionais de peso do traço que fazem releituras de seus personagens: Mario Cau, Bira Dantas, Spacca, Jal, Mastrotti, Laudo Ferreira, Luke Ross, Pat Menghi estão entre eles. (Carta Campinas com informações de divulgação)

“Exposição 40 anos da Turma do Gabi”
Local: Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink”
Av. Benjamin Constant, 1633 Centro Campinas
Tel.: 019 2116 0423
Visitação: De 6 a 30 de setembro de 2016, de 2.a à 6.a feira, das 9 às 17 horas
Entrada gratuita