sertao-fabianoNo próximo sábado, 1º de outubro, será aberta no Atelier Vivaz, localizado no bairro do Cambuí, em Campinas, a exposição “SER’ TÃO”, que reúne trabalhos do artista plástico Fabiano Carriero com curadoria de Maria Inês Saba.

Nascido em Campinas, Fabiano Carriero formou-se em Artes Visuais na PUCC, onde conviveu com os artistas Bira Dantas, Ricardo Quintana, Paulo Branco e Paulo Cheida Sans. Dedicou-se à caricatura e Histórias em Quadrinhos, sendo colaborador de várias mídias literárias e sites. São inumeras suas mostras e exposições em Centros de Arte, Museus, Salões de Humor e Shoppings. É ganhador de premios importantes. Alem de artista visual, é curador, palestrante e também participa de saraus e prosas sobre Arte.

Trabalhar com gravuras sempre foi sua paixão. Em sua obra multiplicam-se figuras, sóis, luas, personagens, mitos e religiões. Pesquisador constante de diferentes técnicas, o artista tem trabalhos em xilogravura, em aquarela, caricaturas e telas em óleo. A arte experimentalista constitui prática cotidiana, linguagem que ocupa largo espaço na carreira do artista e pesquisador em Artes Visuais. A arte contemporânea heterogênea, múltipla, diversa, dispersa, que foge das regras e normas. A sua expressão é a sua inquietude. O tema atual da sua arte não surgiu por acaso. Houve investigação e análise. Dúvidas e confirmações. Suas imagens surgiram não só da imaginação, mas como fruto da observação minuciosa, da leitura e pesquisa.

Os visitantes, desta sua nova exposição, vão se surpreender. Numa experiência nova, esculpiu matrizes em entalhes diversos e os coloriu. Deu vida à madeira triste, imprimindo-lhe o alto relevo, com resultados surpreendentes.

A riqueza de retratar coisas simples do cotidiano e detalhes impressiona. Sendo que o que as caracteriza é a originalidade. Seus entalhes são vigorosos, simples e até rudes e ao mesmo tempo marcantes – têm personalidade. Assim como seus trabalhos em xilogravura, têm qualidade técnica.

Retrata o meio rural e urbano, a cultura brasileira e as representações religiosas. Em composições simples, mas cheias de luz, cor e brasilidade. O sertão raiz presente como lugar místico e sagrado, destacando a beleza e a desventura.

Da palavra ‘’ser-tão’’ surgem os encantamentos, imagens mágicas, de tradição umbandista, devaneios do sagrado, a imagem incógnita, próxima e constantes, irracional e inquietante. A arte acoplada à percepção, aliterações, incógnitas, insinuações e a imensidão situada. O encantamento das imagens remete aos lamentos e imagens em “ser-tão”.

SER como tempo, e TÃO como força descomunal e ampla de interrogativos e questões de obras de arte que aparecem nesta mostra.

Aqui o Sertão foi e voltará a ser um grande mar, de ideias e criatividade.

Com a Exposição SER TÂO, o Atelier Vivaz firma-se como um espaço em que a criação, imaginação e a criatividade são valorizadas. Centro de divulgação da arte contemporânea, sua importância vai além das fronteiras estabelecidas das práticas de arte contemporânea em Campinas e no Brasil.

A entrada é gratuita e a exposição poderá ser vista até o dia 21 de outubro. (Carta Campinas com informações de divulgação por Maria Inês Saba)

EXPOSIÇÃO : SER ´ TÃO de Carriero
Curadoria Maria Inês Saba

Abertura : 01 de Outubro Horário :10:30 às 17:00h
Local : Atelier Vivaz
Endereço : Rua Dr Sampaio Ferraz 541 Cambui – Campinas – SP
Tel : 19 32544529
Periodo de o1 de outubro até 21 de outubro
Visitação agendada de terça a sexta das 10:00 as 16:00

Página Oficial Atelier Vivaz :
https://www.facebook.com/Atelier-Vivaz-1083972331619268/

Obra do anexo :
Nome : Sabedor

Técnica : Entalhe e Pintura
Artista : Carriero