13872418_1421230194559955_2092987108_n (640x640)Nesta edição, o projeto Cartas Visuais apresenta o trabalho do artista plástico Robinson José da Silva. Natural de Sumaré, cidade localizada na Região Metropolitana de Campinas (RMC), Robinson é engenheiro e também é formado em artes plásticas, duas áreas aparentemente opostas, mas que parecem se encontrar no seu trabalho como artista.

Aluno do artista plástico Paulo Branco, Robinson se aproxima deste último pela presença do humor no seu trabalho e também na sua personalidade, mas constrói uma linguagem própria logo percebida na variedade de materiais com os quais trabalha e, principalmente, na forma como esses materiais aparecem na sua obra.

As caricaturas que se apresentam como esculturas são um dos destaques do seu trabalho. Feitas com os mais diversos materiais, desde barro, metal, rolo de fita cassete, até um ovo de avestruz, as caricaturas de Robinson também se destacam pela escolha dos personagens que ele decide transformar a partir do seu olhar e da sua sensibilidade artística.

13874660_1421230244559950_57418029_n (427x640)Músicos, artistas, personalidades políticas, aparecem recriados nas suas esculturas. Uma delas, feita com um amassador de batata representando o músico e compositor Cartola, foi premiada na 41º edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba.  Dentre tantas obras, há também uma escultura de Gandhi, confeccionada em espuma a partir de molde em argila, outra de Chaplin feita a partir da matéria prima de sua arte: um rolo de filme. Há ainda muitos outros rostos que tomam forma a partir de objetos que, na maioria das vezes, seriam descartados e que falam diretamente à personalidade daquele que está sendo representado.

Além das caricaturas, Robinson também possui telas onde se destaca o colorido de formas simples, algumas vezes distorcidas, muitas vezes trazendo elementos de cultura popular, habitações, festas, música, celebração. As mulheres, os temas sociais, aparecem aqui e ali oferecendo a quem as vê algo do mundo que toca o artista e a partir do qual ele cria, perfazendo o movimento, descrito por ele, que vai do imaginário à realidade, sem que um se diferencie claramente do outro. No seu trabalho, eles antes parecem se confundir, dialogar em um equilíbrio suspenso que nos interroga, assim como acontece na sua escultura intitulada justamente “Equilíbrio”, onde a partir de uma corrente de metal suspende-se no alto um bloco de madeira talhado de forma a representar um homem e uma mulher.

A madeira, como conta Robinson, é um dos vestígios do último temporal que atingiu Campinas. Recolhido pelo artista, esse resíduo, esse testemunho da tempestade, da destruição, se torna arte, se transforma em outra coisa. Arte feita a partir de ruínas, arte que dá outra possibilidade de vida ao que poderia simplesmente desaparecer, reinventando materiais, enquanto reinventa a todo momento a si mesma.

Robinson é mais um artista do projeto Cartas Visuais, que foi contemplado no Edital ProAC nº 41/2015 “Concurso de Apoio a projetos de publicação de conteúdo cultural no Estado de São Paulo”, com a proposta de valorizar e promover a difusão do trabalho artístico contemporâneo em Campinas e região. Como parte do projeto, serão produzidos e divulgados no site Carta Campinas textos, fotografias e vídeos mostrando um pouco do trabalho de diversos artistas previamente selecionados para o projeto. (Maura Voltarelli)

13876547_1421231551226486_4564364048422480640_n (640x640)

Veja mais fotos: