minha campinas cartaz protesto saude campinasNesta sexta-feira, dia 5 de agosto, Dia Nacional da Saúde, a rede de mobilização Minha Campinas fez uma intervenção no Centro de Saúde Parque Floresta, na região do Campo Grande, em Campinas. O protesto foi contra a falta de médicos e o descaso da Secretaria de Saúde com as condições do Centro de Saúde.

O grupo levou cartazes de “Procura-se” com a foto do secretário de saúde, Carmino de Souza, e “Temos vagas”, já que falta uma série de profissionais da saúde atuando na região. O Conselho de Saúde afirmou que faltam 10 médicos no Centro. Além disso, um dos membros do grupo se vestiu de secretário de saúde para escutar as denúncias da população que utiliza o serviço.

“Já que o verdadeiro não dá ouvidos às necessidades do CS Floresta, trouxemos um secretário diferente, mas que ouve a população. A Prefeitura não pode tratar a saúde com tanto descaso. São muitas pessoas nessa região’, disse Claudia Oliveira, coordenadora de mobilização da Minha Campinas

Um vídeo (veja abaixo) foi feito sobre o ato para divulgar a petição que está numa página na internet, pedindo que se contratem os profissionais necessários. A petição, dirigida ao secretário de saúde Carmino de Souza, pode ser encontrada no endereço: www.peticaosalvavidas.minhacampinas.org.br

O quadro efetivo de médicos no centro de saúde está defasado desde 2011, antes mesmo de o prefeito Jonas Donizette (PSB) ser eleito. Depois de 4 anos, continua sem solução. Além disso, houve um aumento de mais de 10 mil pessoas na região ocasionado pela construção do Residencial Bassoli, um dos maiores empreendimentos brasileiros do programa Minha Casa Minha Vida.