Lobo

Por Luís Fernando Praga

Sabia que o ser humano é o maior predador do Planeta? Ninguém mata outras espécies mais que nós e não há predador que nos mate mais que os de nossa própria espécie. Sabia que todos somos igualmente humanos, os que matam e os que morrem? Percebe que nenhum ser humano quer ser morto e que nem todos desejam matar?

Não somos ovelhas, pelo contrário, somos capazes de predar como ninguém. Também não somos um bando lobos sanguinários, podemos viver em harmonia e há inúmeros exemplos de pessoas e comunidades que conseguem criar uma realidade pacífica e cooperativa.

Entretanto criamos condições sociais para que alguns humanos possam agir como lobos e para que outros precisem agir como ovelhas.

Percebe que os que agem como ovelhas, se pudessem se entender na condição essencial de seres humanos, buscariam o direito de não serem enganados e explorados pelos que agem como lobos?

Você percebe que os lobos ocupam uma posição confortável, a qual desejam conservar, logo, são conservadores?

Nota que as ovelhas ocupam uma posição desconfortável, da qual desejariam se livrar caso pensassem, caso não tivessem medo de conduzir suas próprias vidas sem a secular “proteção” dos lobos?

Percebe que, quando um ser humano moldado pra ser ovelha, pobre, analfabeto, pensado pelo sistema como mais um para saciar os lobos, quando este ser humano sai do esquema, quando ele dá problema e se transforma num adulto pensante e questionador, na condição de liderar e de lutar por seus direitos, ele se torna uma ameaça aos lobos e ao sistema?

Nota que quando este ser humano decide deixar de ser ovelha e buscar pela dignidade, até então reservada só aos lobos, ele pode ser visto como um lobo destoante da alcateia? Percebe que os velhos lobos conservadores poderão enxergar este ser humano como um “lobo bastardo”, uma ameaça à sua hegemonia e o fim da submissão de todas as ovelhas?

Sabendo que vivemos num sistema acomodado com o reinado de lobos sobre ovelhas, imagine uma situação hipotética em que vários lobos, muito acostumados à condição de lobos, pois seus pais e avós também foram lobos, se unem e decidem organizar uma caçada ao “lobo mau”, àquele que até há pouco era uma ovelha desgarrada e que decidiu mostrar ao rebanho que todos são seres humanos.

Os lobos velhos decidem diminuir a influência deste lobo bastardo sobre o rebanho, decidem desunir as ovelhas, semear o medo e o ódio, perseguir, ofender, difamar e culpar este lobo por todo o sofrimento inerente à vida das ovelhas.

Se você é uma ovelha, é natural que seja fortemente influenciado, manipulado e que sinta medo do que eles dizem pra você temer, mas se você for uma ovelha que já começou a pensar como ser humano, certamente suspeitará da intenção daquela matilha acomodada na mamata.

Você não precisa confiar cegamente naquele lobo perseguido, você pode questioná-lo e discordar de seu posicionamento, ele é um ser humano e seres humanos são falíveis, são os maiores predadores do Planeta. Mas, se você já pensa, entenderá que, se algo incomodou tanto àqueles exploradores seculares de ovelhas, esta ameaça à manutenção do sistema deve ser encarada como o caminho para uma mudança positiva.

Aquele perseguido pela matilha é a prova viva de que qualquer ovelha pode deixar sua condição de explorada, de que todos podem ter dignidade, de que todos podem e devem questionar a truculência e as arbitrariedades, de onde quer que elas venham.

O ser humano que não deseja ser lobo nem ovelha é o futuro da espécie.  A evolução não é tornar-se lobo; muito menos,contentar-se em ser ovelha, mas consiste em superar injustiças e obstáculos que resultem em sofrimento e retrocesso para a espécie.

Entenda que quem nasceu lobo já tem seus hábitos adquiridos e irá considerar um sofrimento insuportável deixar de comer ovelhas. Mas ser devorado e explorado, pasme você, ver seus filhos e semelhantes sendo devorados e explorados é um sofrimento ainda mais insuportável. É por isso que a transformação depende da insubordinação das ovelhas, não da boa vontade ou da capacidade administrativa dos lobos. Nós não alimentaremos este sistema para sempre!

Se você, povo, empreendeu a mesma caçada, a mesma perseguição, usou das mesmas ofensas, se valeu dos mesmos argumentos daquela matilha faminta que não sabe viver sem explorar o povo, se você acreditou que aquele lobo diferentão, o bastardo, era a causa de todo o seu sofrimento,você fez o que o sistema esperava de você: comportamento de rebanho, medo, falta de conhecimento histórico e pensamento crítico, falta de se entender humano e ganância de querer ser lobo.

Você quis ser lobo e foi manipulado por velhos hipócritas, você ignorou seus semelhantes que pensavam diferente de você e buscavam apenas garantir direitos enquanto você babava por privilégios. Você foi uma ovelha com fome de comer ovelhas. Você foi bem adestrado, caçou para seus senhores e comemorou a vitória deles, crente de que ela fosse a sua vitória. Verá que não foi.

Se você ao menos enxergasse que não há quem mereça sofrer por imposição de outra pessoa, se aceitasse que ninguém merece passar fome, ninguém merece morrer por falta de assistência médica, muito menos por falta de dinheiro, se você visse que não há ser humano que tenha o direito de tirar a liberdade ou a dignidade de outro ser humano, que não há gay, puta, comunista, negro, muçulmano, umbandista, pobre, nordestino, evangélico, petralha ou coxinha que seja menos humano que você, você certamente deixaria de ser uma ovelha que trabalha pelos interesses dos lobos.

Então você se questionaria se deveria mesmo seguir com quem odeia e ofende artistas como Chico Buarque de Hollanda, se deve agir pelos mesmos interesses de quem xinga de puta a doce Letícia Sabatella, se deve mesmo empunhar o ódio que a mídia e os velhos hipócritas empurram para suas mãos.

Sua luta será pela igualdade de condições, com respeito às diferenças. Você ficará ao lado dos direitos humanos, lutará contra os preconceitos, contra a exclusão. E seus argumentos terão mais força que qualquer ofensa gratuita ou rixa pessoal.

Você perceberá que um líder a quem os seguidores obedecem cegamente é um lobo em potencial dominando ovelhas desavisadas.

Certamente perceberá que há lobos por toda parte, principalmente nas altas esferas do poder, a fim de manter o rebanho sob controle, mas que também há muitas ovelhas sendo lobos de outras ovelhas.

Entenderá o quão nefasta e injusta é a condição dos lobos e nunca mais desejará assumir tal condição. Desejará que os lobos se entendam como humanos e que tenham cada vez menos poder sobre nossas vidas. Desejará que as ovelhas se entendam como humanas e que possam, finalmente e cada vez mais, exercer o supremo poder sobre suas próprias vidas.

Então, quem sabe, um dia, você e eu possamos, apesar de nossas diferenças, aceitar que ninguém jamais será perfeito, muito menos quem se diz, mas teremos superado a imperfeição de explorar, iludir, assassinar e desejar o mal de nossos semelhantes. Quem sabe possamos, você e eu, enxergar que a justiça, a felicidade, a liberdade, a compaixão e o amor margeiam, desde sempre, os caminhos da humanidade e só não os sentíamos antes porque o caminho que trilhávamos não era o caminho da humanidade, só um desvio que nos iludiu por algum tempo…