Vivência_Damião_Credito_AndréSun (640x427)No próximo sábado (20/8) e domingo (21/8), das 14h às 18h, no Espaço Arena, do Sesc Campinas, a Damião e Cia. de Teatro ministra a oficina “Princípios lúdicos e teatrais nas manifestações populares brasileiras”.

“A vivência propõe a abordagem de uma pedagogia teatral específica da Damião e Cia. de Teatro, que se vale de variados elementos da cultura popular brasileira. A oficina se utiliza dos trupés e das loas do cavalo-marinho, da dança mascarada da folia de reis e dos versos improvisados de ambas as manifestações para elucidar e desenvolver junto aos participantes princípios como o jogo e a brincadeira, a presença cênica, a dicção e o ritmo da voz falada, bem como a construção de figuras e personagens”, destaca o ator Rodrigo Nasser.

Inspirada pela teatralidade do ator na rua, a Damião e Cia. de Teatro nasceu em 2012, em Barão Geraldo, distrito de Campinas. A partir do olhar apurado de atores egressos do curso de Artes Cênicas da Unicamp, o grupo passou a investigar as manifestações populares do Brasil. Em 2012, após íntima aproximação do Cavalo-Marinho e da Folia de Reis, a trupe estreou o espetáculo As Presepadas de Damião: de como fez fortuna, venceu o Diabo e enganou a Morte com as Graças de Jesus Cristo. Um ano depois, em Estrela da Madrugada: a história de um palhaço apaixonado, o grupo se enveredou pelo universo das pantomimas clássicas e da essência do circo-teatro brasileiro. Desde 2014, a Cia. integra a Rede Usina Geradora de Cultura, coletivo de trupes artísticas responsável pela gestão da Sala Toninhos, do Vagão de Teatro de Bonecos e do Ateliê Livre, ambos espaços culturais localizados na Estação Cultura de Campinas.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na Central de Atendimento do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Vivência princípios lúdicos e teatrais nas manifestações populares brasileiras
Quando: Sábado (20/8) e Domingo (21/8), das 14h às 18h
Onde: Espaço Arena, do Sesc Campinas (Rua Dom José I, 270/333, no Bonfim, em Campinas. Telefone: 19 – 3737-1500)
Quanto: Inscrições gratuitas na Central de Atendimento
Informações pelo SITE do grupo