14102238_1221609174568503_8693175531620502040_nO Ciclo “Cinema & Literatura” que, desde 2011, exibe todo primeiro sábado do mês no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, a adaptação cinematográfica de um clássico da literatura mundial, apresenta entre setembro e novembro, com curadoria do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira, as adaptações de três das principais obras do movimento dos “Beatniks”: “On The Road” (Jack Kerouac, 1957), “Almoço Nu” (William Burroughs, 1959)” e “Uivo” (Allen Ginsberg, 1955).

A origem da denominação “beat” é tão controversa quanto a vida e obra de seus seguidores. Geralmente, o termo é identificado com o beat (ritmo, batida) do jazz, e também com o linguajar das ruas das grandes cidades, onde “to be beaten” era algo como estar ferrado. O nik veio em homenagem ao satélite russo Sputnik, mandado ao espaço em 1957.

Este foi o nome dado a uma geração de jovens artistas que, em plena década de 50, ousou transgredir as normas do conservadorismo social, sexual e intelectual norte-americano. Na época, o país vivia o clima triunfante do pós-guerra, alimentado por um consumismo desenfreado. Além disso, existia uma violenta onda repressiva com o macartismo – uma verdadeira caça às bruxas contra comunistas, homossexuais e opositores do sistema em geral.

Considerado uma revolução poética que até hoje deixa marcas na cultura mundial, o movimento nasceu do encontro de Allen Ginsberg e William S. Burroughs, em 1943, apresentados pelo amigo comum Jack Kerouac.

As exibições são gratuitas e seguidas de debate. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Confira detalhes da programação:

3 de Setembro, 16h
NA ESTRADA
direção de Walter Salles
Nova York, final dos anos 40. Sal Paradise (Sam Riley) é um homem comum, que vive em Nova Jersey e conhece o jovem libertário Dean Moriarty (Garrett Hedlund), um andarilho alucinante de Denver, e sua namorada Marylou (Kristen Stewart), de 16 anos. A personalidade magnética do recém-chegado conquista Sal e juntos partem para conhecer os Estados Unidos numa jornada de autoconhecimento. EUA, 2011. Colorido, 137 min.

1 de Outubro, 16h
MISTÉRIOS E PAIXÕES
direção de David Cronenberg
Bill Lee é um escritor fracassado que trabalha como dedetizador de insetos para sobreviver. Seu emprego está por um fio, já que seu estoque de inseticida vive misteriosamente se esgotando. Ele descobre que sua mulher está viciada no produto, e, incentivado por ela, experimenta-o e inicia uma viagem alucinógena recheada de absurdos. Canadá, 1991. Colorido, 115 min.

5 de Novembro, 16h
UIVO
direção de Jeffrey Friedman e Rob Epstein
O poema “Uivo” é uma das obras que definiram a geração beat, ao lado do romance “On the Road”, de Jack Kerouac. Escrito em 1955, contém referências a práticas sexuais que motivaram, dois anos depois, um processo por obscenidade contra Lawrence Ferlinghetti, dono da City Lights Bookstore, editora que publicava nos EUA a coletânea que continha o poema. EUA, 2010. Colorido, 90 min.

Local:
Museu da Imagem e do Som de Campinas
Palácio dos Azulejos
rua Regente Feijó, 859
Centro
Entrada franca