Cartas-de-amor
Cena do filme “Cartas de Amor são Ridículas “, vencedor na categoria Melhor Longa-Metragem na edição de 2015

A edição deste ano do “FESTICINI – 2° Festival Internacional de Cinema Independente”, que acontecerá no mês de setembro na cidade de Sumaré-SP, recebeu inscrições de 610 produções independentes, vindas de 22 estados do país e de 53 países diferentes, com representantes de todos os continentes do planeta. O festival premiará um total de 18 categorias, distribuídas em melhores filmes de longa-metragem, média-metragem, curta de ficção, curta documentário e animação, além das categorias artísticas e técnicas, como melhores atriz, ator, atriz coadjuvante, ator coadjuvante, fotografia, direção, montagem, som, roteiro original, roteiro adaptado, música original, figurino e maquiagem.

O júri já está avaliando os filmes, e os selecionados deverão ser divulgados até o final deste mês de agosto. A cerimônia de abertura da mostra acontece no dia 16 de setembro, no Anfiteatro de Sumaré, em Nova Veneza. Nos dias posteriores, haverá exibições gratuitas ao público das obras que concorrerão ao troféu FESTICINI de Cinema Independente. A premiação dos vencedores acontece no dia 30 de setembro. Os premiados receberão estatuetas especialmente criadas para o FESTICINI.

“Os filmes inscritos, no geral, têm uma qualidade excelente. A seleção das produções será uma tarefa difícil para todos do júri. E com isso quem ganha é o cinema independente e também a população de Sumaré e região, que poderá assistir gratuitamente a filmes belíssimos que não estão no grande circuito do cinema”, comentou o produtor cultural Carlos Braga, que, ao lado do também produtor cultural Wilson Roque Basso, organiza o festival.

“O grande objetivo do evento é premiar e divulgar obras cinematográficas independentes, tanto nacionais como internacionais, e também uma ótima oportunidade para todos nós vermos o que está sendo produzido no mundo todo fora de Hollywood e das grandes produtoras”, disse Wilson. (Carta Campinas com informações de divulgação)