Mamaço 2015_Foto Bárbara Pata
Imagem do Mamaço 2015

A ascensão conservadora nos últimos anos e a chegada ao poder, via golpe parlamentar, dos grupos mais reacionários e corruptos do Brasil, até mães e inocentes bebês passaram a ser constrangidos ou proibidos no momento do aleitamento em locais públicos.

E diante desse quadro, nada mais importante do que o evento ‘Hora do Mamaço’, que acontecerá em Campinas no próximo dia 07 de agosto, às 10h, no Centro de Convivência Cultural, no Cambuí.

Segundo os organizadores, a “Hora do Mamaço” 2016 pretende mobilizar as mães para resgatar a cultura do aleitamento materno. “O objetivo é estabelecer na sociedade que amamentar é um ato natural e possível, e também sustentável. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o leite materno seja o alimento exclusivo até os seis meses de idade, e de forma completar pelo menos até os dois anos”, anotam.

No evento, as mães vão, além de amamentar em público, conversar e trocar dicas e experiências. O encontro encerrará a Semana Mundial de Aleitamento Materno (01 a 06 de Agosto), que este ano traz um tema amplo que vem ao encontro com a situação atual do planeta: o desenvolvimento sustentável.

“Amamentar é reduzir morbidades, mortalidade, desigualdades, violência, danos ambientais”, diz Carô Tenório, uma das organizadoras do Mamaço em Campinas. “O leite materno é um alimento saudável, balanceado e seguro. Não polui o meio ambiente, pois não necessita da cadeia produtiva de energia, fabricação, transporte e venda. Ele também desestimula o consumismo e não usa ou gera substâncias e resíduos nocivos ao meio ambiente. Sendo assim, amamentar é um ato de cidadania, indispensável à saúde humana e à preservação da espécie e do planeta”, afirma.

Iniciada em 2012 em São Paulo, A “Hora do Mamaço” contribuiu para a aprovação do Projeto de Lei nº 414/2015, que proíbe os estabelecimentos públicos e privados de impedirem mulheres de amamentar em público.

Serviço:
A Hora do Mamaço – Campinas 2016
Local: Centro de Convivência Cultural
Data: 07 de Agosto
Hora: 10hs (concentração às 9hs)