_MG_0016_©edson_kumasaka_2016 (640x427)No próximo dia 29 de julho, sexta-feira, às 20h, no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, em Vinhedo, será apresentado o espetáculo “NÓ(S)”, que mostra as diferentes maneiras de se mover e se relacionar e integra o projeto “Temporalidades”, contemplado pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo.

Com recursos multimídia e projeções de vídeo interagindo com os artistas no palco, o espetáculo foi concebido pela bailarina e coreógrafa Tatiana Melitello e pelo bailarino e ator Pablo Perosa. A obra coreográfica desdobra-se por entrelaçamentos e desentrelaçamentos; proximidades e distanciamentos; sobreposições, convergências e divergências de tempos.

NÓ(S) é uma composição coreográfica encenada por um homem e uma mulher em estado de permanente tensão e relações de força tendo como base de sustentação e apoio a gravidade. “A tensão apresentada pelos intérpretes criadores refere-se às proximidades e distanciamentos dos corpos, ao dinamismo e a gravidade provocados pela relação entre eles” explica Tatiana Melitello. “O espetáculo constrói temporalidades que se tornam concretas por diferentes maneiras de se mover e se relacionar”, completa a balarina.

O espetáculo é propositalmente dividido em três momentos distintos para que a construção do tempo possa emergir de diferentes maneiras. As coreografias foram realizadas de modo processual. A partir de diversas referências coletadas e compartilhadas, Tatiana e Pablo compuseram juntos a ideia do que os fazia mover em cada ‘capítulo’.  Partiram, também, de questionamentos conceituais, como: quais ideias de tempo essa coreografia poderia abordar? Como criar tempo em cada cena? Qual a tensão necessária para um equilíbrio dinâmico?

As coreografias também foram elaboradas a partir de diversas referências, tais como, o livro Seis Propostas Para o Próximo Milênio, do autor Ítalo Calvino, a peça Coração, de Heiner Muller, o filme japonês Dolls, de Takeshi Kitano, as obras Early Works, da coreógrafa Trisha Brown e a coreografia Fase, de Anne Teresa De Keersmaeker. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ficha Técnica:

Direção, Criação e Interpretação: Tatiana Melitello e Pablo Perosa Trilha Sonora: Marcelo Castilha Vídeo-Imagem: Marcelo Castilha e Elisa Damazio Operação técnica: Vinícius Andrade Artistas Colaboradores: Peti Costa, Vagner Rodrigues,Helena Bastos
Luz: Pablo Perosa e Clara Rubim Fotografias e Design Gráfico: Edson Kumasaka
Divulgação: Elisa Damazio e Tatiana Melitello Assessoria de Imprensa: 7 Fronteiras Comunicação

“Nó(S)”
Dia: 29 de julho, sexta-feira
Horário: às 20h
Local: Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus (Rua Monteiro de Barros, 101 – Centro – Vinhedo/SP)-
Ingressos: gratuitos
Classificação: 14 anos
Informações: (19) 3826-2821