22549052407_6c2d280a7f_zEstudo liderado pelo pesquisador da Fiocruz Bahia Guilherme Ribeiro indica que a água acumulada no interior dos bueiros, também conhecidos como bocas de lobo, é foco de mosquito transmissor de enfermidades como dengue, zika e chikungunya. Para chegar a essa conclusão, pesquisadores e estudantes de pós-graduação da Fiocruz Bahia, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade de Emory (EUA) observaram o total de 122 bueiros, dos bairros de Brotas, Cabula, Piatã e Pituba, em Salvador, no período de março a julho de 2015, com o intuito de verificar com que frequência a água fica acumulada servindo como criadouro de mosquitos.

Foram identificados pelos pesquisadores espécimes de Aedes aegypti, tanto adultos quanto em suas fases larvais, em bueiros de dois dos quatro bairros, sendo mais comum nos bueiros que também continham larvas de outras espécies de mosquitos, como a muriçoca (pernilongo comum). A presença do Aedes aegypti também foi mais frequente nas inspeções precedidas por período de pouca chuva. O Aedes albopictus, outro mosquito que também pode transmitir arbovírus, foi encontrado em bueiros de um dos bairros pesquisados.

De acordo com os especialistas, os achados são de grande relevância por chamar atenção para a necessidade de reorientação nos programas de prevenção e controle de arboviroses, já que as principais ações assumem que os focos de reprodução dos mosquitos transmissores de dengue, zika e chikungunya encontram-se nas residências e não nos ambientes públicos.

Os resultados da pesquisa foram relatados em artigo que acaba de ser aceito para publicação na Parasites & Vectors, a mais conceituada revista científica internacional especializada no tema. (Da Agência Fiocruz)