Credito_Elaine-Campos (640x427)Na próxima segunda-feira, 11, às 19h30, acontece na casa de Cultura Ibaô, em Campinas, um diálogo sobre a invisibilidade das artes, a literatura e outras práticas negras que produzem cultura.

As redes sociais, artistas e ativistas culturais têm provocado e intensificado os debates sobre a (in)visibilização da presença negra em diversos setores da sociedade, dessa forma, fizeram ressoar muitas vozes, presenças e narrativas que a estrutura hegemônica escondeu durante séculos.

O evento “Leituras inVisíveis: roda de diálogo sobre as invisibilidades das práticas artísticas e culturais negras” se define como uma roda de presenças intensas, como forma de reflexão e provocação de contra-narrativas e contra-histórias, em resposta às urgências sociais, estéticas e políticas do nosso tempo.

Diane Lima é curadora e diretoria criativa do NoBrasil, uma plataforma com foco na cultura brasileira, que se preocupa em discutir, desenvolver e difundir a diversidade brasileira de forma ética, estética e estratégica conectando pessoas e marcas, co-criando ações e experiências colaborativas. É também mediadora da mesa “Diálogos Ausentes”, encontros mensais sobre a produção e a presença de artistas negros em diferentes áreas de expressão, realizados pelo Itaú Cultural (SP).

Cidinha da Silva é escritora e historiadora, autora dos livros “Racismo no Brasil e afetos correlatos”, “Africanidades e relações raciais: insumos para políticas públicas na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas no Brasil”, “Cada Tridente em seu lugar”, “Os Nove Pentes D’África”, entre outros, além de blogueira e colunista dos portais Diário do Centro do Mundo, Fórum, Geledés, e do seu blog pessoal. Recentemente, lançou seu nono livro “Sobre-Viventes!”.

Artistas, realizadores, formadores, semeadores culturais e todas as pessoas interessadas neste tema estão convidados a participar da roda. (Carta Campinas com informações de divulgação)

IBAÔ
Rua Ema, 170 – Vila Padre Manoel da Nóbrega
Campinas, SP (19) 3342-5911
institutobaoba.wordpress.com