gazetaO jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, no Paraná, noticiou hoje que está sendo alvo de dezenas de ações judiciais movidas por juízes do Paraná, após a publicação de reportagens a respeito dos superssalários do judiciário estadual, com vários exemplos acima do teto constitucional.

Veja mais: Para professor da Unicamp, já vivemos Estado de Exceção semelhante ao nazismo

Segundo o jornal os juízes se organizaram para protocolar as ações em todo o Paraná, em retaliação à publicação da lista dos juízes e seus respectivos salários, muito embora sejam dados públicos disponíveis no site da Transparência, em obediência à Lei de Acesso à Informação.

“Os magistrados se reuniram na respectiva associação, quando receberam minutas de ações e combinaram ingressar contra o jornal e os jornalistas em todo o Estado, no total de mais de trinta demandas de uma só vez, que parecem ter o objetivo de dificultar a defesa. Os juízes do Paraná julgam estas demandas, por isso são considerados suspeitos pelos defensores do jornal e dos jornalistas, até porque têm interesse direto nas demandas. Na prática, são juízes com demandas julgando demandas idênticas de outros juízes”, afirmou o jornal.

A defesa do jornal e dos jornalista ingressou com recurso de agravo regimental para que a ministra Rosa Weber reconsidere a decisão e se pronuncie, e aceite, a possibilidade de que o STF julgue a ação.