Cena do espetáculo O Drama e outros contos de Anton Tchekhov - Foto Ramiro Rodrigues (640x427)Na próxima terça-feira (5) às 20h, com reapresentações na quarta e na quinta-feira (6 e 7) no mesmo horário, no CIS Guanabara, em Campinas, o grupo Os Geraldos estreia seu quinto espetáculo “O Drama e o outros contos de Anton Tchekhov”, com direção de Arman Saribekyan, ator armênio do Théâtre du Soleil (França).

O espetáculo traz à cena quatro contos do dramaturgo russo Anton Tchekhov – O Drama, O Criminoso, A Pamonha e A Corista -, explorando, nessas curtas histórias, cenas do dia a dia que tratam, com bom humor, injustiças, julgamentos e conflitos humanos.

Tchekhov é principalmente conhecido por suas peças, tais como As Três Irmãs, Tio Vânia, O Jardim das Cerejeiras e A Gaivota. A peça, no entanto, explora uma faceta do grande autor russo um pouco menos conhecida mundialmente: seus contos.

Compõem o elenco Carolina Martins Delduque, Julia Cavalcanti, Lucas Gonzaga e Maíra Herissé. Quem assina a direção é Arman Saribekyan, ator armênio do Théâtre du Soleil (França), sob direção de Ariane Mnouchkine.

Saribekyan possui formação no Atelier Studio Du Théâtre National de La Jeunesse (TNJ) – Ucrânia (1997-2000) e na Ecole Internationale de Théâtre Béatrice Brout – Paris (2004-2006). Desde 2014, atua na peça Macbeth, de W. Shakespeare. Em 2015, atuou no filme Olmo e a gaivota, de Petra Costa. Estudioso de Anton Tchekhov, já ministrou diversos workshops sobre o dramaturgo no Brasil e encontrou o grupo Os Geraldos em 2013, quando, em visita ao Brasil, ministrou no Centro de Formação e Produção Teatral (antigo espaço do grupo) a oficina “Tchekhov de Carne e Osso”. Desde então, passou a ser planejado esse reencontro, que se concretiza em 2015, com a criação do novo espetáculo do grupo.

O processo de criação do espetáculo e adaptação dos contos para o teatro partiu de uma revisão nas traduções dos textos selecionados do russo para o português, realizada pelo grupo e pelo diretor – fluente na língua russa. Esse trabalho de desvendar as entrelinhas, à busca de palavras precisas, revelou ricos subtextos para a interpretação dos atores, nessa descoberta das emoções sugeridas pelo autor e imersão na própria situação dramática.

A utilização de sombras e uma iluminação sóbria valorizam o trabalho do ator, minucioso em nuances e sutilezas, nos “duetos” que apresentam cada conto e na linha narrativa delicada que os une.

O grupo Os Geraldos, que foi fundado em 2008 em Campinas, já passou por mais de 40 cidades em apresentações que percorreram nove estados brasileiros, além da participação e premiação em festivais nacionais e internacionais em países como Marrocos, Argentina e Peru, atingindo mais de 14 mil pessoas.

Atualmente realiza suas atividades no Centro Cultural de Inclusão e Integração Social – CIS Guanabara, onde acontecem não só os processos criativos e ensaios do grupo, como também apresentações teatrais, sempre gratuitas e abertas ao público, e o Curso de Formação de Atores, que abre turmas anualmente.

Acontece também nesta quarta-feira (29) às 19h, a palestra “Tchekhov e o ator: do texto à interpretação”, com a atriz Carolina Delduque na livraria Saraiva do Shopping Iguatemi (Av. Iguatemi, 777 – Vila Brandina), com entrada gratuita. Ao final da palestra, haverá um bate-papo sobre o tema e sobre a estreia do espetáculo “O Drama e outros contos de Anton Tchekhov”. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Estreia do espetáculo “O Drama e outros contos de Anton Tchekhov”
Dias: 5, 6 e 7 de julho (terça, quarta e quinta-feira)
Horário: 20 horas
Local: CIS Guanabara – Rua Mário Siqueira, 829 – Botafogo.
Entrada: Gratuita – retirar ingressos uma hora antes de cada espetáculo
Classificação: 12 anos
Duração: 50 minutos

Sinopse: O espetáculo traz à cena quatro contos do dramaturgo russo Anton Tchekhov – O Drama, O Criminoso, A Pamonha e A Corista -, explorando, nessas curtas histórias, cenas do dia a dia que tratam, com bom humor, injustiças, julgamentos e conflitos humanos.