Titus_Furia_trezencena_Maycon_Soldan01 (640x424)
Cena de Titus Fúria

O Grupo de teatro Trezencena, formado por atores/estudantes de Artes Cênicas da Unicamp, apresenta dois espetáculos no próximo final de semana em Campinas. O primeiro deles, “Agreste Adentro”, será apresentado nos dias 17 e 18 de junho, às 20h, e no dia 19 de junho, às 18h, na Sala dos Toninhos. Já o espetáculo “Titus Fúria” poderá ser visto no dia 19 de junho, às 20h, no Teatro Castro Mendes.

O espetáculo “Agreste Adentro” busca através do didatismo no diálogo com o público abordar os textos “Dentro” e “Agreste”, do contemporâneo Newton Moreno, a partir de duas perspectivas: o amor e o humano. O que é humano? O que faz de alguém um humano? E o que (ou quem) pode esse humano amar? Uma abordagem que busca, através do trato quase cru da encenação, relativizar as relações interpessoais, desde o amor à intolerância. A instância épica do ator que narra e rege a cena como ferramenta para expor o espectador às perspectivas visadas, estabelece uma relação de proximidade com o mesmo, dando um tom intimista ao que é exposto.

A peça narra duas histórias à primeira vista sem muita semelhança, mas ligadas por um questionamento maior: O que é ser humano? A partir dessa pergunta, atores se colocam num híbrido entre personagem e narrador e trazem para a cena a vida daqueles que são tão constantemente colocados à margem, negligenciados, violentados, aqueles que, apesar de humanos, tem sua humanidade negada. Afinal quem e como um humano pode ou não amar?

Nascida em 2015 de um projeto de criação integrada do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), “Titus Fúria” é uma peça que trata do hoje, ainda que seu tempo seja o passado. Um grupo de atores da Trezencena sentiu a necessidade de falar sobre VIOLÊNCIA, INTOLERÂNCIA, JUSTIÇA E VINGANÇA.

2015_11_30_agreste_trezencena_MayconSoldan_12 (424x640)
Cena de Agreste Adentro

Para isso, utilizam da potência das narrativas de Titus Andrônicus, de William Shakespeare e Anatomia Tito: Fall of Rome, de Heiner Müller; e da gana de atores que têm algo a dizer sobre o mundo que estamos vivendo e como estamos vivendo nesse mundo.

Dirigidos pelo olhar meticuloso de Verônica Fabrini, com inspirações e colaborações vindas de amigos de todas as partes, levam para frente agora um trabalho rico e agitado, que não poderia ficar encerrado dentro dos muros da universidade e que grita a urgência de colocarmos um olhar mais atento na violência contra a mulher, nas relações de poder e na naturalização da violência de modo geral.

No enredo do espetáculo, o General Titus Andronicus regressa a Roma vitorioso, após lutar bravamente pelo império, durante dez anos. Traz consigo como troféu de guerra e prisioneiros, Tamora, a rainha dos Godos, acompanhada de seus filhos, o primogênito Alarbus, Chiron, Demétrios e de seu conselheiro, o mouro Aaron. Titus ordena o sacrifício do primogênito da rainha goda, em honra aos deuses, para que libertem as almas dos 21 filhos do general, mortos na guerra. Luto clama vingança. Sangue bebe Sangue. O sangue lava a honra. O sangue desperta as Fúrias.

O espetáculo já se apresentou em temporada no Departamento de Artes Cênicas da Unicamp, Estação Cis Guanabara (Campinas-SP), Teatro Municipal de Valinhos (SP), FRINGE Curitiba (PR), sendo um dos grupos com maior público no festival e mais recentemente no Teatro Tereza D’Ávila em Lorena (SP).

Ambos os espetáculos têm entrada gratuita. Retirar os ingressos com 1h de antecedência. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Locais:

Sala dos Toninhos: Av. Francisco Teodoro, 1050, Vl Industrial (atrás da Estação Cultura)
Castro Mendes: Rua Conselheiro Gomide, 62. Vila Industrial. Campinas – SP Tel: 19 3272 9359