A-Pele-de-Venus-Roman-Polanski-600x400Entre os dias 3 e 25 de junho, acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, o “Festival de Inverno”.

O Festival traz uma seleção de filmes polêmicos, premiados, ousados, transgressores, aclamados pela crítica, originais, audaciosos, provocantes, intensos, excitantes, chocantes, desafiadores, indispensáveis, que vão esquentar os quatro finais-de-semana do mês.

A seleção dos filmes foi feita pelo jornalista e crítico de cinema Ricardo Pereira. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Confira abaixo a programação, sinopses, datas e horários:

Sexta, 3 de Junho, 19h30
LOVE
direção de Gaspar Noé
Murphy (Karl Glusman) está frustrado com a vida que leva, ao lado da mulher (Klara Kristin) e do filho. Um dia, ele recebe um telefonema da mãe de sua ex-namorada, Electra (Aomi Muyock), perguntando se ele sabe onde ela está, já que está desaparecida há meses. Mesmo sem a encontrar há anos, a ligação desencadeia uma forte onda saudosista em Murphy, que começa a relembrar fatos marcantes do relacionamento que tiveram. Contém cenas de sexo explícito. França, 2015. Colorido, 130 min.

Sábado, 4 de Junho, 19h30
O CHEIRO DA GENTE
direção de Larry Clark
Larry Clark acompanha momentos da vida de um grupo de seis jovens parisienses, seus encontros entre o Museu de Arte Moderna e o Palais de Tokyo e suas festas repletas de sexo, drogas e rock’n’roll. As relações desses jovens com suas famílias, com o consumo, com o sexo e os relacionamentos, com a internet e a prostituição. Contém cenas de sexo explicito. França, 2014. Colorido, 92 min.

Sexta, 10 de Junho, 19h30
UMA NOVA AMIGA
direção de François Ozon
Após a morte de sua melhor amiga, Claire entra em uma profunda depressão, mas uma descoberta surpreendente sobre o marido de sua falecida amiga irá resgatar o seu prazer de viver. França, 2014. Colorido, 108 min.

Sábado, 11 de Junho, 19h30
A PELE DE VÊNUS
direção de Roman Polanski
A trama gira em torno de Vanda (Emmanuelle Seigner), atriz que se esforça para convencer o diretor Thomas (Mathieu Amalric) de que ela é a pessoa certa para interpretar a protagonista de sua mais nova peça, inspirada em obra de Sacher Masoch: A Pele de Vênus – romance que inspirou a criação do termo Masoquista. França, 2014. Colorido, 96 min.

Sexta, 17 de Junho, 19h30
VICTORIA
direção de Sebastian Schipper
Em uma boate, Victoria (Laia Costa) conhece Sonne (Frederick Lau), que está no local com seus amigos, e, rapidamente, há uma forte conexão entre eles. Mas o início do romance é interrompido quando o grupo de jovens é forçado a pagar uma antiga dívida. Victoria, impulsivamente, decide ajudá-los e entra no jogo como uma motorista. Mas o que começou como uma louca aventura pode se tornar um pesadelo. Alemanha, 2015. Colorido, 138 min.

Sábado, 18 de Junho, 19h30
ANOMALISA
direção de Charlie Kaufman e Duke Johnson
Michael Stone (voz de David Thewis) é um palestrante motivacional que acaba de chegar à cidade de Connecticut. Ele segue do aeroporto direto para o hotel, onde entra em contato com um antigo caso para que possam se reencontrar. A iniciativa não dá certo, mas Michael logo se insinua para duas jovens que foram ao local justamente para ver a palestra que ele dará no dia seguinte. É quando ele conhece Lisa (voz de Jennifer Jason Leigh), por quem se apaixona. EUA, 2015. Colorido, 90 min.

Sexta, 24 de Junho, 19h30
TANGERINE
direção de Sean Baker
Sin-Dee Rella, transexual e prostituta, retorna da prisão e descobre, através de sua melhor amiga Alexandra, e também trans, que está sendo traída pelo namorado e agenciador Chester. Sin-Dee parte então em busca de Chester e sua amante, a cisgênero Dinah. Sean Baker filma, munido apenas de um iPhone 5s, uma comédia-dramática natalina e revela uma Los Angeles diversa e melancólica. EUA, 2015. Colorido, 88 min.

Sábado, 25 de Junho, 19h30
CAROL
direção de Todd Haynes
A jovem Therese Belivet (Rooney Mara) tem um emprego entediante na seção de brinquedos de uma loja de departamentos. Um dia, ela conhece a elegante Carol Aird (Cate Blanchett), uma cliente que busca um presente de Natal para a sua filha. Carol, que está se divorciando de Harge (Kyle Chandler), também não está contente com a sua vida. As duas se aproximam cada vez mais e, quando Harge a impede de passar o Natal com a filha, Carol convida Therese a fazer uma viagem pelos Estados Unidos. EUA, 2015. Colorido, 118 min.

Local:
Museu da Imagem e do Som de Campinas
Palácio dos Azulejos
rua Regente Feijó, 859
Centro

entrada gratuita