hArquivo (1) (640x404)Pode ser vista até 10 de julho, no SESI Amoreiras, em Campinas, a exposição “Dalí: A Divina Comédia”, que apresenta uma série de xilogravuras do artista espanhol Salvador Dalí (1904-1989), realizadas para a ilustração do clássico da literatura italiana A Divina Comédia, de Dante Alighieri (1265-1321).

Apoiando-se na estrutura da obra literária, as ilustrações estão organizadas em três grupos que representam a viagem de Dante pelo Inferno, Purgatório e Paraíso. Nelas, Dalí, figura emblemática do surrealismo, plasma sua própria concepção da Divina Comédia em imagens de grande potência emocional e delicado misticismo.

Proveniente de uma coleção privada da Espanha, o acervo pretende conduzir o público a uma viagem pela terra das almas na visão desse grande artista universal.

Dalí: A Divina Comédia faz parte do projeto Espaço Galeria SESI-SP, que apresenta mostras itinerantes de diferentes técnicas e formatos. Criada em 2013, a iniciativa oferece exposições de artes visuais especialmente desenvolvidas para os centros de atividades do SESI-SP, propiciando a circulação de obras originais com embasamento curatorial e expografia específica.

Salvador Dalí foi um pintor espanhol considerado um dos maiores representantes do surrealismo. Nascido em Figueras no dia 11 de maio de 1904, morreu em sua própria cidade natal em 23 de janeiro de 1989.

Admirador da arte renascentista, este grande desenhista apaixonado por escultura, moda, fotografia e cinema criou um estilo pessoal facilmente reconhecível pela sua imaginação excêntrica.  Entre os seus símbolos iconográficos se incluem relógios moles, elefantes, ovos, formigas e caracóis. Dalí produziu cerca de mil e quinhentas pinturas, inúmeras ilustrações para livros, litografias, desenhos de cenografias, vestuários e um número considerável de desenhos, esculturas e projetos paralelos para fotografia e cinema durante sua carreira.

Dalí propôs o método paranóico-crítico como uma forma de apreciar a realidade longe do racional, encontrando ligações entre objetos aparentemente desconexos. Ele o descreveu como um “método espontâneo de conhecimento irracional baseado na objetividade crítica e sistemática das associações e interpretações dos fenômenos delirantes”.

Várias ilustrações de A Divina Comédia surgem com essa maneira de ver o cosmos dantesco e de reescrever os cantos da vida e da morte.

A exposição tem entrada gratuita e pode ser vista de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 14h às 19h, exceto feriados.  (Carta Campinas com informações de divulgação)