Painel - credito Capuccino Producoes (640x425)Será aberta na próxima quarta-feira (08), às 19h30, no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, uma exposição com figurinos e fotografias realizados a partir do Projeto “Costurando Histórias” que, de abril a maio, reuniu 21 pessoas, nas faixas etárias de 16 a 70 anos, para a produção de figurinos emblemáticos da história de vida dos participantes, reunindo a facilidade com que os jovens têm acesso a informações sobre moda e a habilidade dos idosos em costura e trabalhos manuais.

A exposição trará 11 trajes completos, croquis e fotografias dos participantes vestindo seus trajes.

Para a realização desse projeto, foram feitos, ao todo, 12 encontros, nas tardes de terça-feira, no MIS, centrados no diálogo entre gerações, que trabalharam juntas em trocas de duas naturezas: primeiramente, de histórias de vida, ponto de partida para a criação; num segundo momento, já na prática, de habilidades decorrentes do contexto cultural de cada faixa etária – o jovem auxilia o idoso em pesquisas na internet, e este, por sua vez, divide com o jovem conhecimentos na área de manualidades e costura.

Nesse ambiente de mútua colaboração, os trabalhos foram realizados com orientação das coordenadoras do projeto e cada participante podia dedicar-se à criação de seu figurino, reestruturando peças de segunda mão, compradas em bazares, brechós ou doadas para o projeto, de modo a promover a criação artística dentro do pensamento de sustentabilidade que rege a economia criativa.

Ao longo dos 12 encontros, a oficina ofereceu conhecimentos básicos de design de moda, com alguns encontros teóricos – sobre história da moda e caminhos expressivos de comunicação da própria personalidade – e orientações práticas sobre todas as etapas de concepção de um traje completo: pensar no conceito, fazer pesquisa, desenhar e, por fim, confeccionar as peças.

Marlene Rosa Egidio Rosa, 66 anos, aluna do EJA, fez seu traje inspirado em uma foto de quando ela tinha 20 anos. “Eu achava mesmo que Costurando Histórias era sobre costurar roupas, e, no entanto, foram histórias, histórias que me emocionaram muito. Me inspirei numa foto minha de 40 anos atrás, então o projeto me fez voltar um pouco ao passado e ver que hoje, 40 anos depois, foi como se eu ainda estivesse naquele dia, me rejuvenesceu”, conta.

Do ponto de vista do público jovem, Camila Cristina Soares de Souza, pedagoga, 27 anos, que descobriu estar grávida ao longo do curso, fez um traje a partir de um tecido colorido, com estampa etnica, que era importante para sua história de vida. “Olhando para o meu projeto, vejo meu passado, momento em que me descobri como mulher negra e descendente de africanos, que, antes de sofrerem o açoite, eram reis e rainhas em sua terra de origem”, relata.

O horário de visitação da exposição, que poderá ser vista até o dia 26 de junho, é das 9h às 20h. A entrada é gratuita.

O projeto, financiado pelo ProAC Economia Criativa, do Governo do Estado de São Paulo, é desenvolvido pelo VID Estúdio Criativo, iniciativa das figurinistas Anna Kühl e Aline Barbosa, que concebe propostas de figurino para obras cênicas e audiovisuais e realiza bazares itinerantes e cursos e oficinas nas áreas de moda e figurino. O projeto também contou com o apoio da Prefeitura de Campinas e da DLM Studio Fotográfico. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Data de abertura: 08 de junho, às 19h30
Temporada até dia 26 de junho
MIS – Museu da Imagem e do Som
Rua Regente Feijó, 859
Centro – Campinas (SP)
Horário de Visitação: 09:00 – 20:00
Telefone: (19) 3733-8800
Mais informações no SITE do Projeto