agencia brasil ebc SUSO Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas terá nesta quinta-feira (14/06), a partir das 19h, o debate abeto ao público ‘Golpe: SUS em Risco! O que fazer?’.

O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Saúde, MOPS (Movimento Popular de Saúde), Rede de Médicos e Médicas Populares e Associação Paulista de Saúde Pública.

De acordo com os organizadores, as medidas anunciadas pelo governo de Michel Temer indicam uma grande ameaça ao Sistema Único de Saúde. “Sabemos que há tempos da necessidade de ampliação de recursos para dar continuidade e ampliar o atendimento dessa que é a maior política social do país e além de ser considerada a maior política universal do mundo”, anotam.

Dentre as medidas já anunciadas para garantir o ajuste fiscal do governo Temer/Cunha estão os cortes de políticas sociais, principalmente da saúde e a ampliação da Desvinculação das Receitas de União para 30%, como propõe a PEC 87 que significa uma perda de 35 a 45 bilhões até 2023 no orçamento SUS.

Outro sinal dessa ameaça, de acordo com os organizadores, foi a nomeação de Ricardo Barros como ministro da Saúde. Ele recebeu R$ 100 mil de empresas de planos de saúde em sua campanha para deputado federal e em sua primeira fala como ministro interino declarou que pretende reduzir o tamanho do SUS.

Também há sinais de interrupção ou diminuição do Programa Mais Médicos para o Brasil, com falas de manutenção em apenas locais de extrema pobreza e retirada dos médicos estrangeiros em especial dos cubanos com apoio explícito de entidades publicamente contrárias ao programa.

O debate tem entrada gratuita e aberta e terá como articuladores e facilitadores do debate: Gastão Wagner de Souza Campos, médico, professor da Faculdade de Medicina da Unicamp e Presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva ; Pedro Tourinho, médico, professor da PUC Campinas e vereador; Paulo Tavares Mariante, Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Campinas e representante dos usuários.
O Salão Vermelho da Prefeitura fica localizado na Avenida Anchieta, 200, térreo.