5681964455_02b4810839_zA Estação Ferroviária de Jaguariúna foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo). A decisão foi publicada no Diário Oficial no dia 22 de junho de 2016.

As justificativas para o tombamento estão baseadas na importância histórica e material do local. A cidade teve função terminal para o primeiro trecho da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, inaugurado em 1875 sob a denominação Viação Férrea Campinas-Jaguariúna, que foi estendido no mesmo ano por um ramal até Amparo. O atual prédio da estação foi inaugurado em 1945 e suas características arquitetônicas neocoloniais agregam ao edifício maior significado entre as demais estações da linha.

Atualmente, o local é um ponto turístico do município e oferece passeios de trem para a estação de Anhumas (Campinas), passando pelas de Tanquinho e Carlos Gomes. Deste modo, os elementos antigos do conjunto continuam preservados, com aproveitamento para novas atividades. (Carta Campinas com informações de divulgação)