area verde fazenda roseiraA Câmara de Campinas aprovou o Projeto de Lei que cria o ‘Sistema de Áreas Verdes Quilombo dos Palmares’, de autoria do vereador Carlão do PT, nesta quarta-feira (1º de Junho).

A área ou parte da área, que também poderá ser chamada de Praça Quilombo dos Palmares, tem 59,8 mil metros quadrados e fica no loteamento residencial Parque da Fazenda, onde fica a Casa de Cultura Fazenda Roseira. É uma área pública e de preservação permanente.

A intenção do projeto é homenagear os negros quilombolas e contribuir com a preservação ambiental e revitalização da área. “A Fazenda Roseira é um local muito importante pra população de Campinas,  onde a cultura do povo negro é celebrada com alegria e amizade”, afirma Carlão. A Casa de Cultura Fazenda Roseira é patrimônio cultural da cidade e no local são oferecidas atividades culturais e sociais gratuitas, a exemplo de oficinas e apresentações de danças africanas como o Jongo.

O PL nº 45/ 2016 foi protocolado em março deste ano e, com a aprovação em turno único na Câmara, agora depende apenas da sanção do prefeito para se tornar lei. Segundo informação preliminar da Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (em documento anexado ao PL), as áreas verdes têm como objetivo assegurar as características naturais de permeabilidade do solo, conservação da biodiversidade, mitigação das ilhas de calor e da poluição atmosférica e sonora. (Carta Campinas com informações de divulgação)