Foto Danilo Batista 5 (640x425)O grupo de teatro Os Geraldos realiza nos próximos dias 31 de maio e 5 de junho duas apresentações do espetáculo “O Último Sarau – uma peça de corpo presente”. A primeira acontecerá na Casa de Cultura Fazenda Roseira, às 19h. A segunda, às 16h no Bosquinho do DIC I, durante o tradicional Sarau no Bosque, que começa às 14h.

A comédia dramática, com direção de Roberto Mallet, reúne um grupo de artistas para realizar um sarau em homenagem a um artista falecido, deixando que se revelem, entre poemas e canções, as relações entre esses personagens.

O espetáculo “O Último Sarau – uma peça de corpo presente” evoca a memória de uma realidade cultural distinta da de grandes centros. A obra é marcada por uma produção artística menos sujeita a interferências estilísticas e transformações vanguardistas, refletindo, com mais ingenuidade e menos rebuscamento, as particularidades dessas comunidades, das quais é emblemático o sarau lítero-musical. “É um espetáculo com muita música e poesia, que nos traz de volta referências artísticas que, embora esquecidas, compõem nossa tradição cultural”, afirma Douglas Novais, ator e coordenador do grupo.

Compõem o elenco, além de Novais, Carolina Martins Delduque, Julia Cavalcanti Santos, Lucas Gonzaga, Maíra Coutinho Herissé, Marina Milito e Paula Mathenhauer Guerreiro. Roberto Mallet é quem assina a direção, a terceira dentro do repertório do grupo, que conta com essa parceria também em Números (2007) e no Números de Circo – um espetáculo para crianças (2011). Mallet é professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi professor da Universidade Regional de Blumenau (SC) e do Curso Livre de Formação de Atores do Teatro da Universidade Católica de São Paulo (TUCA). Atualmente, é diretor e ator do Grupo Tempo, fundado em 1992, cuja poética é indissociável da sua pesquisa pedagógica e acadêmica.

Durante o processo de criação, foram levadas à sala de trabalho obras da tradição poética ocidental – dentre as quais a de Camões, Cecília Meireles, Drummond, Olavo Bilac, Raimundo Correia, Bocage, Castro Alves, Manuel Bandeira, Mário Quintana –, cenas de textos dramáticos marcantes da história do teatro – de Nelson Rodrigues, Shakespeare, Anton Tchekhov, Aristófanes, Eurípedes –, da literatura – de Guimarães Rosa, Gustavo Corção, Leon Bloy – e do nosso legado musical brasileiro – de Angelino de Oliveira, Pena Branca, Carlos Galhardo, Nara Leão, entre outros.

As apresentações são resultado de uma parceria do grupo com a Prefeitura de Campinas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Espetáculo O Último Sarau – uma peça de corpo presente

Dia: 31 de maio (terça-feira)
Horário: 19 horas
Local: Casa de Cultura Fazenda Roseira – Domingos Haddad, s/n. Bairro Residencial Parque Fazenda – Em frente à PUCC Campus 2.

Dia: 05 de junho (domingo)
Horário: 16 horas – durante o evento Sarau no Bosque, que começa às 14h.
Local: Bosquinho do DIC I – Rua Carlos Roberto Gallo, s/n – DIC I

Entrada: Gratuita – retirar ingressos uma hora antes de cada espetáculo
Classificação: livre