luiz-fuganti-_lidia-ueta-nota (625x420)Nos dias 21 de maio e 4 de junho, das 14h às 18h na sede do Lume (Rua Carlos Diniz Leitão, 150), localizada no distrito de Barão Geraldo, será realizado o curso-laboratório “Política e Pensamento”, com o filósofo Luiz Fuganti, organizado pelo Barracão Teatro e LUME Teatro.

O curso abordará os seguintes temas:

Tema 1: Política e Pensamento: combates nômades e Estado sedentário; aparelhos de captura e natureza policial tanto dos Estados de Direito quanto dos Estados de Exceção

Tema 2: Economia Política – Modos e relações de produção dependem dos tipos de processos maquínicos como causa real das formações sociais, e dos modos de apropriação da natureza e das relações humanas para produção material: público, privado e comunal.

Tema 3: O que é e o que pode o Capitalismo e o Capital.

Tema 4: Ética e liberdade – políticas do desejo e o Estado em nós.

Filósofo, arquiteto e professor, as concepções filosóficas e intervenções práticas de Luiz Fuganti têm fomentado e contribuído com movimentos sociais, políticos, educacionais, de saúde, justiça, cultura e arte, e influenciado instituições e agentes de políticas públicas no Brasil e no exterior. Há 30 anos seu movimento de pensamento de natureza nômade vem problematizando as relações sócio-políticas de nossas sociedades e colaborando com a multiplicação dos olhares e das ações inventivas nos campos acima assinalados, sob um foco ético e micro-político que prima pela autonomia dos movimentos sociais e seus devires minoritários.

É autor de textos, artigos, cursos e livros como: ‘Biopolítica, governamentalidade e o cuidado de si em Foucault’; ‘Formação do Pensamento Ocidental’; ‘Ética como Potência e Moral como Servidão’; ‘Responsabilidade Ética e Irresponsabilidade Moral’; ‘Saúde, Desejo e Pensamento’; ‘Educação para a Potência’; ‘Ética e Produção de Si’; ‘Poder e Potência na Estilização da Existecia’; ‘Corpo, Linguagem e Máquina de Guerra’; ‘Devires da Vida Forte’; ‘Corpo sem Órgãos’; ‘Nietzsche e a Invenção da Moral: uma genealogia do Bem e do Mal’ ; ‘Nietzsche e o Eterno Retorno’; Spinoza em Dois Movimentos’; ‘A Evolução Criadora’; ‘Mil Platôs e Esquizoanálise: Micropolítica e Uso dos Afetos’.

Realizou um Ciclo de Conferências em Moçambique, dentre as conferências está “Ética e Política”, ministrada na Universidade Eduardo Mondlane, Maputo/Moçambique/2005, entre outros.

O curso é aberto a todos os interessados e as inscrições devem ser feitas pelo site do Lume Teatro. (Carta Campinas com informações de divulgação)