Seria_Eu_So_80x60 (640x480)No próximo dia 18 de maio, quarta-feira, das 19h às 23h, Pedro Gabriel – Eu Me Chamo Antonio (@eumechamoantonio); Pedro Cordeiro – Um Cartão (@umcartao); Lucas Brandão – Blog do Lucão (@blogdolucao); Fábio Maca (@fabiomaca) e Alessandro Novello – Letras Garrafais (@letrasgarrafais) estarão presentes na exposição Poesia & Caligrafia, que reúne dez peças de cada um destes artistas, inspiradores das redes sociais. A mostra, que segue até 18 de junho, acontece na galeria da Urban Arts Campinas. Na festa de lançamento haverá food trucks, DJ e sorteios de uma obra de cada artista autografada.

Quem é assíduo nas redes sociais conhece. Cada um dos cinco artistas tem uma história pessoal que o inspirou a desabafar por meio da escrita em guardanapos, garrafas, cartões, canecas, cadernos ou somente no meio virtual.

Eles buscaram formatos variados para se expressarem, mas todos têm em comum a poesia e a caligrafia moderna. E foi no Instagram que suas inspirações foram propagadas. Atualmente, as cinco páginas somam milhares de seguidores e compartilhamentos.

Pedro Gabriel, do “Eu me Chamo Antônio”, nasceu na África, filho de mãe brasileira e pai suíço, e foi alfabetizado em francês. Quando veio para o Brasil, aos 12 anos, por causa da dificuldade na adaptação ao idioma, começou a prestar mais atenção na grafia e na sonoridade das palavras, a brincar com elas, para tentar entendê-las. Em 2012, inaugurou a página Eu me Chamo Antônio, no Instagram, para compartilhar o que rabiscava com caneta hidrográfica em guardanapos, nas noites em que batia ponto no Café Lamas, um dos bares mais tradicionais do Rio de Janeiro.

Já o projeto “Letras Garrafais”, do artista Alessandro Novello é definido pelo próprio como poesia urbana. Ele utiliza como suporte a escrita, a caligrafia, a cidade como cenário e a fotografia. Reproduz textos e artes de própria autoria em garrafas reaproveitadas, arremata com uma flor e as deixa em locais estratégicos da cidade para quem quiser delas se apoderar. Em um ano já entregou, sem saber a quem, mais de 300 garrafas.

As letras por detrás do “Um Cartão” são de Pedro Cordeiro, um advogado carioca de 26 anos. A ideia dos cartões veio da necessidade de condensar as palavras, sem reduzir os sentimentos. Seus cartões passaram a ser compartilhados com as pessoas e com o sucesso aos poucos foram surgindo outros produtos como canecas, o Caderno de Sentimentos e as Notas de Amor.

Lucas Cândido Brandão (Lucão) é o autor do “Abra o Bico – o blog do Lucão” – que foi criado pelo publicitário goiano por causa da excessiva timidez que tinha para se comunicar. Com essa ferramenta ele começou a expor suas ideias e expressar seus sentimentos em forma de prosa e verso. Após dez anos de blog, Lucão conquistou muitos seguidores em suas redes sociais, seu Instagram, por exemplo, é seguido por mais de 200 mil pessoas.

Um calígrafo que arrisca poetizar, assim se descreve “Fábio Maca”. Ele faz da caligrafia artística sua linguagem. Junto a esta visão há uma missão de colocar mais letras na vida das pessoas. Nesse sentido, mantém um Instagram ativo com centenas de frases inspiradoras. Cria letterings para tatuagem, quadros e mantém a tradição de fazer convites de casamento.

Na noite de lançamento da mostra, eles estarão presentes para interagir com o público. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Abertura da Mostra Coletiva Poesia & Caligrafia
Data: 18 de maio, quarta-feira
Horário: 19h
Local: Urban Arts Campinas
Endereço: Rua Emílio Ribas, 906 – Cambuí, Campinas/SP

A mostra segue até 18 de junho com visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h e aos sábados das 9h30 às 17h