reverte boal facebookO coletivo Reverte Boal, composto por aprendizes da Escola de Artes Augusto Boal, de Hortolândia, fez um manifesto e programou uma evento contra a paralisação das atividades da Escola de Artes e contra o “desrespeito e deboche” por parte da Secretaria de Cultura de Hortolândia, comandada pelo prefeito Antonio Meira (PT). No manifesto, os educadores apontam os vários problemas enfrentados, inclusive a interrupção das atividades da escola de artes.
Esse não é o primeiro conflito entre a Prefeitura de Hortolândia e educadores. No ano passado, o Coletivo de Educação Popular Jacuba também enfrentou problemas com as atividades culturais.

Veja o manifesto:

Nós, do Coletivo Reverte Boal, composto por aprendizes da Escola de Artes Augusto Boal, pedimos o apoio da população neste momento, quando nossos direitos estão sendo negados pela Secretaria Municipal de Cultura, além de sermos tratados com grande falta de respeito por parte daqueles que ocupam um posto que deveria fortalecer a participação democrática da população e implementação de políticas públicas, o Conselho Municipal de Cultura.
Em momentos diferentes tivemos:
*Lançamento de um segundo edital com irregularidades jurídicas, textos controversos, além de regras para contratação que colocava em risco a segurança dos aprendizes e nível dos arte-educadores contratados;
*Desrespeito, ironia, deboche por parte de um membro do Conselho Municipal de Cultura, que posteriormente assumiu o cargo de Diretor de Cultura;
*Aprendizes da Escola de Artes (assim como a população) sem direito à palavra na reunião do Conselho que deveria nos representar;
*Ofício solicitando autorização para uso do espaço, que é público, do Centro Cultural Inês Aparecida Afonso, ate o início das aulas, devolvido como Indeferido, sem justificativas, por parte da Secretaria de Cultura.
Sabemos o quão importantes vinham sendo os cursos livres e profissionalizantes de qualidade, oferecidos pela prefeitura em diversas partes da cidade.
Nós do Coletivo acreditamos na oportunidade que esses cursos geram para a população em todos os aspectos pessoais e profissionais. Por isso convidamos você, sua família e seus amigos para manifestarem conosco, na data e horário abaixo, a insatisfação com a qual vem sendo conduzidas as questões relacionadas à Escola de Artes.
Queremos garantir a continuidade e qualidade dos cursos oferecidos, a utilização do espaço do Centro Cultural pelos aprendizes e população, também neste momento em que as aulas estão paralisadas.
DATA: 25/05/2016 HORÁRIO: 18:00 ÀS 22:00 LOCAL: PRÓXIMO À LAGOA DO JARDIM AMANDA, EM FRENTE AO CENTRO CULTURAL INES APARECIDA AFONSO. OBS.: Tragam um prato de comida doce ou salgada, ou bebida (não alcoólica), para confraternizarmos durante o evento.