agbrasilApós recusa de quatro mulheres, o presidente interino Michel Temer escolheu hoje (18) o diplomata Marcelo Calero (foto) para comandar a Secretaria de Cultura do novo Ministério da Educação e Cultura. Calero é secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro e está no cargo desde o ano passado.

A primeira mulher a ser convidada foi a jornalista e atriz Marília Gabriela. A segunda foi a antropóloga Claudia Leitão, ex-secretária nacional de Economia Criativa da Cultura, que publicou texto afirmando que respondeu com um “sonoro não” ao contato de aliados de Temer para comandar a secretaria.

Eliane Costa, que é consultora de projetos culturais e coordenadora de curso de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas, foi a terceira a recusar. Ela escreveu ter sido sondada, mas respondeu que não trabalha para “governo golpista” e que não será “coveira do MinC”.

A atriz Bruna Lombardi foi a quarta mulher a recusar o convite para assumir a Secretaria Nacional de Cultura, do governo de Michel Temer.