Alma Boa 2 - Créditos Ricardo Banin (640x425)De 7 de abril a 1º de maio de 2016, a Maratona Histriônica, uma realização da Cia. Histriônica de Teatro, ocupará o CIS-Guanabara, em Campinas, com apresentações de dois de seus espetáculos em repertório.

As apresentações serão semanais, de quinta a domingo – às quintas e sextas-feiras será apresentado o espetáculo “A Procura de Emprego” e, aos sábados e domingos, “Alma Boa – Uma parábola chinesa”, sempre às 20h30. O grupo, formado no distrito de Barão Geraldo, pretende conhecer e trocar mais com o público de Campinas, além de ampliar o leque de eventos artísticos oferecidos à população.

Todas as atividades serão divulgadas na página do grupo nas redes sociais.

O espetáculo “Alma Boa – Uma parábola chinesa”, dirigido por Dirceu de Carvalho e com direção musical de Henrique Cantalogo, é baseado na obra do dramaturgo alemão Bertolt Brecht e busca refletir sobre a necessidade e a possibilidade de se ser bom no mundo como ele está, partindo de nosso contexto socioeconômico atual e das relações entre indivíduo, coletivo e meio em que estão inseridos.

Três misteriosos deuses chegam na antiga capital de Setsuan em busca de alguém a quem pudessem chamar de “alma boa”. Já desiludidos, encontram a prostituta Chen Te, uma moça bondosa que oferece sua casa como hospedagem. Revelando os conflitos da protagonista Chen Te, o elenco materializa uma cidade chinesa fictícia – Setsuan – que aos poucos se mostra muito semelhante a nossa própria realidade.

A encenação instaura um espaço de jogo, onde os atores assumem diferentes personagens a partir da dinâmica de construção e desconstrução dos aspectos físicos que compõem cada tipo e utilizam da versatilidade proporcionada pela indumentária e pelo cenário, todos os elementos contribuindo para evidenciar a teatralidade do espetáculo. A música, executada ao vivo por Henrique Cantalogo e Felipe Macedo, assume papel ativo na condução da narrativa.

“Alma Boa – Uma parábola chinesa” pretende oferecer uma experiência teatral baseada na tradição brechtiana de encenação e visa, primordialmente, proporcionar ao público diversão e um convite à reflexão.

FICHA TÉCNICA
Direção: Dirceu de Carvalho
Direção Musical: Henrique Cantalogo
Elenco: Ana Carolina Salomão, Beatriz Coimbra, Carolina Banin, Isabela Basso, Lucas Sequinato, Luiza Moreira Salles, Virgílio Guasco, Vitor Biazzin
Concepção Original: Matteo Bonfitto
Músicos: Felipe Macedo e Henrique Cantalogo
Figurino: Warner Reis Junior
Cenografia: Thalita Castro
Arte: Virgílio Guasco
Design Gráfico: Afonso Neto

aprocuradeemprego_ Créditos Laura Françozo (640x424)Escrita na década de 70, a peça “A Procura de Emprego”, do dramaturgo francês Michel Vinaver, permanece de uma atualidade espantosa ao trazer à cena temas que dizem respeito diretamente à realidade contemporânea brasileira e mundial: os direitos humanos, o aborto, o racismo, a superficialidade das relações humanas, a desvalorização da mão-de-obra do trabalhador de meia idade, o desmantelamento da estrutura familiar tradicional, a solidão do indivíduo nas grandes cidades e a hipocrisia de uma classe média retrógrada e decadente.

Em cena, o desempregado Fage, um diretor de vendas, procura uma nova colocação. Uma entrevista entre o candidato e o empregador Wallace atravessa os acontecimentos, permeando as relações entre Fage, sua filha Nathalie e sua mulher Louise, em situações espacial e temporalmente deslocadas.

A busca do protagonista, pontuada por perguntas invasivas e absurdas, é intensificada pelo confronto com sua filha esquerdista, e pela pressão indireta de sua mulher que não lida bem com a perda do filho. É um universo vivido por pessoas que perseguem suas pequenas esperanças.

O espetáculo, que estreou em 2015, tem direção de Isa Kopelman.

FICHA TÉCNICA
Direção: Isa Kopelman
Dramaturgia: Michel Vinaver
Tradução: Jean-Claude Bernardet e Rubens Rewald
Elenco: Ana Gabi, Bruna Luiza Munhoz, Júlia Munhoz, Marana Delboni, Vitor Biazzin
Figurino e Fotografia: Laura Françozo
Identidade Visual: Chi Odashima
Design Gráfico: Afonso Neto
Consultoria em Produção: Daniele Sampaio e SIM! Cultura

MARATONA HISTRIÔNICA
Quando: de 07/04 a 01/05/2016
Quintas e sextas: “A Procura de Emprego”
Sábados e domingos: “Alma Boa – Uma parábola chinesa”
Todas as apresentações acontecerão às 20h30.
Onde: CIS – Guanabara.
R. Mario Siqueira – Botafogo, Campinas – SP
Estacionamento gratuito no local.
Retirada de ingressos no local uma hora antes do início do espetáculo. Ingressos no chapéu.