antoninhoperri eduardovalle unicampO programa do MIT (Massachusets Institute of Technology) para a criação de App (aplicativos para smartphones) tem agora uma versão em português, que foi traduzida pelo professor Eduardo Valle (foto), da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp.

A ferramenta do MIT é disponibilizada gratuitamente na internet e não precisa de experiência em linguagem de programação para fazer os aplicativos para celular na plataforma Android.

O professor diz torcer para que a disponibilidade do App Inventor em português abra oportunidades para muitos professores, alunos, além de entusiastas de língua portuguesa, possam usá-lo. Por questões técnicas, a tradução não atingiu 100%, mas grande parte do trabalho está realizado.

A visual do programa de criação de App do MIT permite ao usuário usar o mouse para arrastar-e-soltar os componentes do aplicativo, comandos e funções. Os componentes são posicionados diretamente na tela de celular, e os comandos e funções são formados visualmente que lembra peças de um quebra-cabeça. Se a peça não encaixar, é porque a programação está errada.

“Eu vejo o App Inventor como uma porta de entrada: depois de um certo avanço, a pessoa vai sentir a necessidade de outras linguagens mais profissionais. O App Inventor torna as coisas muito fáceis, é bem diferente de uma linguagem de programação convencional, em que o programa é escrito de forma textual e depois passa por um compilador que aponta os erros – e aí aparece uma tela cheia de mensagens confusas, difíceis de interpretar: se faltou um ponto-e-vírgula na linha cinco, por exemplo, estoura um aviso de erro na linha oito ”, disse Eduardo Valle ao Jornal da Unicamp.

Veja site oficial do MIT App Inventor