1004069-03032016-dsc_7018-2O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, já sabia da conta secreta de Aécio Neves(PSDB-MG) em Liechtenstein, paraíso fiscal ao lado da Suíça, desde março de 2015. Mesmo assim, uma investigação da Lava Jato contra o tucano foi arquivada “por falta de provas”.

Rodrigo Janot pediu o arquivamento em fevereiro último, mesmo já sabendo da possível conta secreta de Aécio em Liechtenstein.

Um dos pontos críticos da investigação de Aécio Neves é o possível envolvimento do ministro do Supremo, Gilmar Mendes, que consta da mesma lista de Furnas em que Aécio aparece.

O jornalista Marco Aurélio Carone diz que notificou Janot em 23 de março de 2015. “O procurador-geral da República, doutor Rodrigo Janot, sabe disso há mais de um ano”, frisa o jornalista. “Em notificação (na íntegra, ao final) que lhe enviei em 23 de março de 2015, dou os detalhes”, disse em reportagem do Vi o Mundo.

Entenda o caso com o documentário sobre Furnas.

Para Carone, cada vez mais se evidencia que o procurador-geral Rodrigo Janot age politicamente e não juridicamente, como o seu cargo exige. Blinda de forma escancarada os tucanos, em especial Aécio Neves, tal qual fez o ex-PGR Roberto Gurgel.

“Essa inércia é uma constante em relação a Aécio Neves”, diz Carone, enquanto relê a notificação a Janot. “Sobre ele, o Ministério Público nada investiga ou denuncia. E os poucos procuradores e promotores que cumprem suas atribuições, frustram-se diante da paralisação destes procedimentos junto à PGR.” Carone pede a Janot que denuncie Aécio com base no que foi apurado pela Operação Norbert. Veja reportagem documentada e completa no VioMundo.