books-1260734_640Os livros de literatura que são requisitados para o vestibular 2017 da Unicamp e da Fuvest, tanto novos como usados, têm variação de preço de 80%. As informações foram divulgadas pelo Procon de Campinas, que publicou nesta terça-feira, 5 de abril, pesquisa inédita de preços dos títulos do vestibular. Esta é a primeira pesquisa que o órgão realiza pensando nos estudantes que vão prestar o vestibular, com o objetivo de auxiliá-los na comparação de preços entre novos e usados.

Nas lojas virtuais, o preço de um produto novo pode variar até 81,08%, como no caso da obra A Cidade e as Serras, de Eça de Queiroz. Nas lojas físicas, a variação pode chegar a 53,89%, caso do título Caminhos Cruzados, de Érico Veríssimo.

Já, para um livro usado, a variação pode chegar a 80% nas lojas físicas e virtuais, como é o caso de O Cortiço, de Aluísio Azevedo. A pesquisa aponta, ainda, uma diferença de até 89,25% no preço de um livro novo para um usado. O livro A cidade e a Serra, por exemplo, pode custar desde R$ 5 (usado) até R$ 46,50.

A coleta de dados foi realizada na segunda quinzena de fevereiro (entre os dias 15 a 17) em 12 estabelecimentos, sendo 7 lojas físicas e 5 virtuais. A lista não contempla obras inseridas pela Fuvest no último dia 11 de março ( Iracema, de José de Alencar; Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade; Sagarana, de João Guimarães Rosa e Mayombe, de Pepetela), data em que a pesquisa do Procon já havia sido realizada. A Fuvest tem mudado a lista a cada três anos. Já, a lista da Unicamp, permanece inalterada.

A pesquisa completa com o preço praticado e o abastecimento de cada um dos estabelecimentos pode ser conferida no site do Procon .

O consumidor que encontrar irregularidades no mercado de consumo, pode registrar sua reclamação em um dos postos presenciais do Procon, no site do órgão ou, ainda, fazer o download do aplicativo do Procon de Campinas na Play Store (disponível para android) e fazer a denúncia em tempo real.(Carta Campinas com informações de divulgação)