viviane zanella embrapaA Embrapa Uva e Vinho desenvolveu um equipamento que pode ajudar o pequeno produtor de sucos e vinhos integrais e sem adição de água. O novo equipamento, batizado de suquidificador integral, foi desenvolvido em parceria com a empresa Monofrio.

Segundo o engenheiro da Monofrio, Juliano Massoco, o suquidificador será apresentado ao público no final deste mês de abril, durante a feira Envase 2016, que acontece em Bento Gonçalves (RS) e terá preço inicial de R$ 15 mil.

Segundo estimativa de João Carlos Taffarel, supervisor do Setor de Prospecção, Gestão e Avaliação de Tecnologias da Embrapa Uva e Vinho, o novo equipamento tem um valor elevado em comparação às tradicionais panelas por arraste, mas bastante inferior se comparado com o sistema tubo a tubo, que produz um suco integral, sem agregação de água, mas em maiores volumes.

De acordo com a Embrapa, o Suquificador Integral foi pensado e projetado para ser de fácil uso e resolver o problema de mais de cinquenta mil pequenos produtores no Brasil, que atualmente produzem cerca de oito milhões de litros de sucos de uva e outras frutas utilizando o método da panela extratora por arraste de vapor, no qual há acréscimo de água ao produto final, o que altera sua composição e classificação. “Nossa maior preocupação era desenvolver um equipamento fácil de ser operado e que produzisse um suco de qualidade superior. E tivemos sucesso.”, enfatiza o pesquisador Celito Guerra.

As análises realizadas com diferentes variedades de uva nas safras 2014, 2015 e 2016 indicam que o Suquificador Integral produz um suco de uva integral de cor mais intensa, menos turvo, de melhor aroma e sabor, comparado ao suco elaborado com as mesmas uvas, pelo método da panela extratora por arraste de vapor. No item gasto de energia, o novo equipamento é mais econômico, pois necessita apenas de energia elétrica monofásica. Sobre o rendimento e o tempo de elaboração, o pesquisador informa que os sistemas são similares.

Guerra informa que, além das condições normais da fruta para a elaboração, como estar madura e sadia, o novo sistema requer a necessidade de se trabalhar com uvas previamente desgranadas e esmagadas, uma vez que o aquecimento da uva se dá pela parede interna do suquificador.

O equipamento processa até 70 kg de uvas desgranadas e esmagadas por hora, com um rendimento de pelo menos 35 litros de suco. É construído em aço inoxidável e montado de forma inclinada sobre estrado simples e rodas, para facilitar seu deslocamento.

Na parte interna, é constituído por tambor perfurado para colocação das uvas a serem processadas, o qual gira ao redor de um eixo central, facilitando a homogeneização da massa de uvas esmagadas. O processador é comandado por sistema eletrônico que permite a regulagem da temperatura, do tempo de aquecimento, da velocidade e do regime de giro do tambor interno.

Para a elaboração do suco de uva, além da compra do Suquificador, recomenda-se a aquisição de outros equipamentos auxiliares, como esmagadora manual, prensa manual e unidade de resfriamento.