cristina kichnerExistem muitos motivos e uma enorme sequência de erros que levaram ao golpe parlamentar no Brasil.

Pode-se enumerar a personalidade de Dilma Rousseff, o combate a corrupção em Furnas de Aécio, a inoperância do José Eduardo Cardozo no Ministério da Justiça, a incapacidade de Dilma e do PT de enxergar a conspiração e se posicionar e conquistar apoio com antecedência, a ação política de Sérgio Moro e da Lava Jato etc etc etc.

Ma com certeza, o grande erro do PT e de Dilma Rousseff foi não ter tido a coragem de Cristina Kirchner e ter feito uma grande reforma e democratização da mídia. Não uma censura da mídia, não um controle da mídia, mas implantar e fomentar financeira e legalmente uma pluralidade de veículos.

A pluralidade de informação impede que teses golpistas prosperem como se fossem democráticas, assim como impedem que prospere governos nazistas como o que ocorreu na Alemanha da primeira metade do século passado.

Cristina Kirchner enfrentou os poderosos da mídia, fez a democratização e blindou qualquer tentativa de golpe.

Ja no Brasil, criou-se diuturnamente uma avalanche monopolizada de ataques contra o governo petista de Dilma Rousseff que, pior do que a encomenda, fazia a política defendida por seus próprios críticos. Com isso, perdeu o apoio da própria esquerda e se tornou frágil.

Dilma e o PT financiaram com milhões de reais os próprios articuladores do golpe: cargos para os aliados de Michel Temer e Eduardo Cunha e recursos milionários para o oligopólio de mídia.

Não há nada que justifique a conspiração golpista dos próprios aliados, mas é necessário avaliar de forma dura os erros cometidos pelo governo.