abril (640x480)A programação de cinema semanal gratuita do Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp, exibirá de 25 a 30 de abril uma série de filmes que abordam a violência, seja a partir da experiência nazista, seja a partir das tradições de vingança do sertão brasileiro.

Veja abaixo mais detalhes da programação:

Data: 25/04 – Segunda-Feira
Horário: 16h e 19h
Título: CAÇADORES DE OBRAS-PRIMAS (2013)
Gênero: Aventura, Comédia, Drama
Diretor: George Clooney

Durante o declínio de Hitler na Alemanha, um grupo de 13 especialistas vindos de países diferentes é reunido para reencontrar obras de arte roubadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. George Stout (George Clooney), um oficial americano e conservador de obras de arte, lidera a equipe. (Duração: 110min – EUA , Alemanha)

Data: 26/04 – Terça-Feira
Horário: 16h e 19h
Título: KATYN (2011)
Gênero: Drama
Diretor: Andrzej Wajda

Em setembro de 1939, após a invasão da Polônia pelos nazistas, tropas soviéticas ocupam o leste do país. Milhares de oficiais poloneses são mantidos prisioneiros e enviados a campos de concentração. Anna (Maja Ostaszewska) aguarda na companhia da filha o retorno do marido, Andrej (Artur Zmijewski). Quando várias covas coletivas são encontradas os soviéticos informam que os poloneses foram assassinados pelos nazistas na floresta de Katyn. Anna, no entanto, encontra o diário do marido e descobre que a verdade é outra. (Duração: 121min – Polônia)

Data: 27/04 – Quarta-Feira
Horário: 16h e 19h
Título: A LISTA DE SCHINDLER (1993)
Gênero: Biografia, Drama
Diretor: Steven Spielberg

A história real do empresário alemão Oskar Schindler (Liam Neeson) que ao compreender a tortura nazista nos campos de prisioneiros, salvou a vida de 1.200 judeus criando um esquema para empregá-los em sua fábrica. (Duração: 195min – EUA)

Data: 28/04 – Quinta-Feira
Horário: 16h e 19h
Título: ABRIL DESPEDAÇADO (2002)
Gênero: Drama
Diretor: Walter Salles

ABRIL 1910 – Na geografia desértica do sertão brasileiro, uma camisa manchada de sangue balança com o vento. Tonho (Rodrigo Santoro), filho do meio da família Breves, é impelido pelo pai (José Dumont) a vingar a morte do seu irmão mais velho, vítima de uma luta ancestral entre famílias pela posse da terra. Se cumprir sua missão, Tonho sabe que sua vida ficará partida em dois: os 20 anos que ele já viveu, e o pouco tempo que lhe restará para viver. Ele será então perseguido por um membro da família rival, como dita o código da vingança da região. Angustiado pela perspectiva da morte e instigado pelo seu irmão menor, Pacu (Ravi Ramos Lacerda), Tonho começa a questionar a lógica da violência e da tradição. É quando 2 artistas de um pequeno circo itinerante cruzam o seu caminho… (90min – Brasil/França/Suiça )

Data: 29/04 – Sexta-Feira
Horário: 16h
Título: O MENINO DO PIJAMA LISTRADO (2008)
Gênero: Drama
Diretor: Mark Herman

Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno é filho de um oficial nazista que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe para uma área isolada. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel. (Duração: 90min – EUA, Reino Unido)

Data: 29/04 – Sexta-Feira
Horário: 18h
Título: O HOMEM DUPLICADO (2014)
Gênero: Suspense
Diretor: Denis Villeneuve

Um pacato professor de história descobre acidentalmente a existência de um sósia seu, um ator, quando assiste a um filme banal. Ele, então, resolve ir atrás de seu duplo, envolvendo sua namorada e a esposa dele, em uma trama de suspense que muda a vida a vida de todos os personagens. (Duração: 90min – Canadá, Espanha)

Data: 29/04 – Sexta-Feira
Horário: 20h
Título: SALT (2010)
Gênero: Espionagem, Suspense
Diretor: Phillip Noyce

Evelyn Salt jurou servir e honrar seu país. Agora trabalhando como agente da CIA, ela é colocada à prova ao ser acusada por um desertor russo de ser uma espiã russa infiltrada. Decidida a provar sua inocência, ela foge e passa a usar suas habilidades para proteger não apenas sua vida, mas também a de seu marido. (Duração: 101min – EUA)

Data: 30/04 – Sábado
Horário: 14h
Título: AS AVENTURAS DE PADDINGTON (Infantil-2014)
Gênero: Comédia, Família, Animação
Diretor: Paul King

Paddington foi criado na floresta do Peru pelos tios Pastuzo e Luzy, mas um terremoto acaba separando o trio. Diante disto, o pequeno urso é enviado pela tia para Londres. Lá ele conhece a família Brown, que decide ajudá-lo a encontrar o tal explorador. Só que a vida na civilização e entre humanos não é tão simples assim. (Duração: 95min – França, Reino Unido)

Data: 30/04 – Sábado
Horário: 16h
Título: A PELE QUE HABITO (2011)
Gênero: Suspense, Drama
Diretor: Pedro Almodóvar

Roberto Ledgard é um conceituado cirurgião plástico, que vive com a filha Norma. Ela possui problemas psicológicos causados pela morte da mãe. O cirurgião pensa que a filha foi estuprada e elabora um plano para se vingar do suposto estuprador. (Duração: 117min – Espanha)

Data: 30/04 – Sábado
Horário: 18h
Título: PARA SEMPRE ALICE (2015)
Gênero: Drama
Diretor: Richard Glatzer, Wash Westmoreland

A Dra. Alice é uma renomada professora de linguistica. Ela é diagnosticada com Alzheimer. A doença coloca em prova a a força de sua família. Enquanto a relação de Alice com o marido, fragiliza, ela e a filha caçula, Lydia, se aproximam.(Duração: 99min – EUA, França)