Capela_Santa_Cruz_alta
Capela Santa Cruz

Como parte do projeto “Identidade, Música e Arquitetura”, realizado a partir de uma parceria entre a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) e o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), a Sinfônica da Unicamp realizará na próxima quarta-feira (16), às 19h, na Capela Santa Cruz, em Campinas, o concerto de abertura do projeto, intitulado “Ecos de palhetas e pistões”. O mesmo programa será interpretado na Casa do Lago (Unicamp), na quinta (17).

Entre os artistas convidados da temporada, um elenco representativo com os regentes Leonardo Panigada (que atua no emblemático projeto de educação musical venezuelano El Sistema), Karl Martin, Felipe Senna, Paulo Tiné, Knut Andreas, Alessandro Borgomanero, Isaac Kerr, e os solistas Léa Freire (flauta), Lucca Soares, Daniel de Souza Filho e Bruno Demarchi (trompa), Artur Huf (violino), Antônio Del Claro (violoncelo), Emerson di Biasi (viola). O repertório destaca, ainda, participações do Coro Contemporâneo de Campinas, Coral Unicamp Zíper na Boca, Ópera Studio Unicamp, Collegium Vocale Campinas.

A proposta do projeto é desvendar os patrimônios históricos de Campinas através de um passeio musical pelos mais diversos gêneros e formações. Ao longo do ano, uma série de concertos comentados irá ocupar alguns dos importantes patrimônios da cidade.

As apresentações terão as participações de dois grupos de câmara da OSU, o Quinteto de Metais (Samuel Brisolla, trompete; Oscarindo Roque Filho, trompete; Silvio Batista, trompa; João José Leite, trombone; Paulo César da Silva, tuba), e o Quinteto de Sopros (Rogério Peruchi, flauta; João Carlos Goehring, oboé; Cleyton Tomazela, clarinete; Bruno Lopes Demarque, trompa; Francisco J. F. Amstalden, fagote). No repertório, obras de Carl Nielsen, J. S. Bach, Henry Purcell, entre outras.

O projeto Identidade, Música e Arquitetura surgiu do desejo de ocupar os patrimônios históricos da cidade com combinações instrumentais e repertórios variados e, dessa maneira, conhecê-los através de história e experimentação acústica de cada local.

“Sabe-se que tanto uma cidade quanto uma obra de arte carecem de olhares – breves ou longos, porém atentos – para que possa se perpetuar. Nossos patrimônios arquitetônicos, carregados de história e detalhes desconhecidos pela maioria do povo campineiro, estão há anos estacionados no mesmo local como verdadeiros personagens urbanos. No entanto, assim como acontece com a música de concerto, poucos de seus descendentes se lembram de dedicar um momento para visitá-los e apreciá-los com o devido tempo”, afirma Cinthia Alireti, regente titular da OSU.

“Esses diálogos entre história e modernidade, estilos e tradição, sons e espaços, chegam a Campinas como novas tintas e restauros, permitindo que uma edificação histórica cative novamente os olhos dos passantes e reabra portas para os pequenos universos urbanos que nos esquecemos de enxergar”, conclui. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Projeto Identidade, Música e Arquitetura
Programa “Ecos de palhetas e pistões”. Com Quinteto de Metais e Quinteto de Sopros da Orquestra Sinfônica da Unicamp
Quando e onde:
Quarta, 16 de março, 19h, na Capela Santa Cruz (Rua Santa Cruz, s/n. Cambuí. Campinas)
Quinta, 17 de março, 19h, Casa do Lago (Unicamp)
Entrada gratuita