OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Ministério da Saúde de Cabo Verde registrou mais de 7 mil casos de zika vírus e nenhum caso de microcefalia.

Segundo as informações que constam do próprio site do Ministério da Saúde de Cabo Verde. O médico Jorge Noel Barreto, Infecciologista do Ministério da Saúde, afirmou que a epidemia de Zika que o país vem registando desde o inicio do mês de outubro de 2015 já está na sua fase descendente. “Isto é, os casos notificados têm sido cada vez menos segundo os dados recolhidos nas estruturas de saúde do país. Praticamente as estatísticas tem demostrado uma diminuição significativa semanalmente”, salientou.

Quanto as grávidas, o Jorge Noel informou também que ainda não existe nenhuma notificação de casos de microcefalia que esteja relacionado com o vírus Zika.

Apesar de não ter havido qualquer caso de microcefalia, o comunicado indica que o Ministério da Saúde está a monitorar cerca de 40 grávidas que contraíram o vírus.

O Ministério da Saúde garante continuar a campanha de informação e de combate ao vírus zika, cuja epidemia foi considerada uma emergência mundial pela Organização Mundial da Saúde.

Brasil é o país mais afetado pela epidemia e que, divulgou a relação entre o vírus e a microcefalia. Pesquisadores acreditam que a microcefalia no Brasil esteja relacionada com o larvicida.

Veja links do Ministério da Saúde de Cabo Verde

Veja também:

Microcefalia pode estar ligada a inseticida colocado na água, diz revista