pmc divulga
Sylvino Godoy e Jonas Donizette em evento da Sanasa

Os jornalistas da Rede Anhanguera de Comunicação (RAC, que publica os jornais Correio Popular e Notícias Já, a revista Metrópole – em Campinas – e mantém o portal rac.com.br, decidiram decretar “estado de greve”, em assembleia realizada na sexta-feira (29/01), segundo informou o Sindicato dos Jornalistas em publicação.
A RAC atrasou o pagamento do adiantamento salarial, que deveria ter sido feito no dia 20, e não garante a integralização dos salários na data prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Segundo informações, o Sindicato entrou em contato com o grupo para discutir o problema e questionar se poderia ocorrer alguma demora nos salários, pois com o atraso do adiamento as datas dos dois pagamentos ficaram próximas. A resposta da empresa é que não têm como garantir que a integralização será feita na data convencionada por problemas de fluxo de caixa, mas que estão buscando uma solução.

Na assembleia realizada dia 29. Nela, o advogado do Sindicato, Marco Antonio Mundt Perez, esclareceu as dúvidas dos trabalhadores sobre os aspectos jurídicos da decretação de greve. Várias propostas surgiram e a decisão foi entrar em estado de greve. Ao retornar da assembleia, os trabalhadores foram surpreendidos com um comunicado informando que os créditos nos cartões de Alimentação e Refeição só estarão disponíveis no dia 05/02.

Ao final da assembleia o Sindicato foi chamado para conversar com o dono da RAC, Sylvino de Godoy Neto. Ele reconheceu que a empresa passa por dificuldades, afirmou que a folha de pagamento tem prioridade, mas não confirmou o pagamento na data prevista. (Carta Campinas com informações de divulgação)