Foco no boteco

Outro dia, sentado ao balcão, não é de meu feitio, mas acabei ouvindo a conversa da mesa ao lado. É por isso que eu gosto do Brasil…

Ismael, indignado, cobrava uma atitude do povo e esbravejava com o simplório Custódio, com quem dividia a cerveja.

_ Tá chovendo denúncia de improbidade, corrupção e mau caratismo e os petistas protegendo criminosos?! O Brasil precisa tomar uma atitude, assim não dá!

Custódio, como bom encarregado da limpeza no mercadinho de periferia do qual Ismael é proprietário, se concentra em limpar o copo e dizer “é fogo, é fogo”.

A televisão do boteco esculhamba o governo. Ismael interrompe o discurso para ouvir uma notícia sobre um sítio e logo volta a esbravejar…

_ É muita cara de pau! Será que ninguém mais vê? Pelos interesses desse partido de bosta a corrupção tomou conta da nossa sociedade! Graças a esse mentor, esse que é o maior bandido do Brasil, junto com a sua vadia e a corja toda, a situação chegou a esse nível insustentável! É o maior escândalo de corrupção da nossa história, dá vergonha de ser brasileiro! Bando de ladrão filho da puta!!

_ Calma patrão! Parece que estão investigando. O Sr. tá muito nervoso, isso acaba fazendo mal! E tem mais, as vendas no mercadinho pioraram?

_ Não vem ao caso, Custódio! Você ta defendendo esses caras?! Essa gente não presta, só tem bandido e gente do mal. Você é petista, Custódio?

_ Sô não!!! Mas entendo bem o que o Sr pensa deles, sou corintiano e muita gente sente esse ódio de corintiano também.

_ Ora, Custódio, futebol não tem nada a ver com política. Também sou corintiano, mas jamais toleraria um petista trabalhando pra mim. Quer defender comunista vai pra Cuba!

Custódio lubrifica a garganta e o pensamento e as palavras escorregam.

_ É fogo… mas patrão, se eu falar pro senhor que minha vida tá melhorando? Concluí os estudos, já velho como sou, fiz uns cursos, deixei de ser catador e agora já vou inteirar 2 anos lá no mercadinho. Mês passado até viajei de avião, meu filho se formou médico e me chamou pra formatura lá na Bahia. Minha vida nunca foi melhor, patrão!

_ Custódio, você é um vendido. Tá se contentando com uma esmolinha que o governo te dá em troca de voto. Falta é educação pra gente como você. Precisa entender que está sendo roubado e reagir! Falo porque sou seu amigo.

_ Sei… é fogo, né…

_ É, inflação nas alturas, desemprego lá em cima, dólar alto, não dá mais. Depois que essa corja entrou é só desgraça, corrupção e roubalheira.

_ É fogo mesmo, sorte que ainda deu pro Sr. contratar a funcionária do hortifruti, não é? Falando em roubalheira, o patrão ouviu falar desse escândalo das merendas aqui em São Paulo?

_ Não desvia o foco, Custódio. Isso é coisa que acontece. Tô falando dos petralhas!

_ Mas patrão, o foco é o mesmo. O Sr. Se lembra que foi pra Paulista protestar contra a corrupção, pedir o “Fora Dilma” e o “Fora PT” e a prisão do Lula?

_ Claro, é dever cívico pedir o fim do descalabro. Dia 13 de maio vou estar lá de novo.

_ Pra protestar contra os corintianos bandidos e ladrões?

_ Você bebeu demais, Custódio! Sabe que sou corintiano e está me ofendendo.

_ Estou bem lúcido patrão. Acha justo generalizar e chamar todo corintiano de preto bandido? O Sr. nem preto é, patrão. Deixa de pagar umas horas extras, mas bandido também não é. Diz que falta educação para mim, mas ofende pessoas que o Sr. sequer conhece só porque virou moda ofender essa gente, a televisão e a revista espalham a moda, as pessoas compram a causa da mídia e reagem de formas diferentes a fatos iguais.

_ Custódio, estou decepcionado com você. Um erro não justifica outro!! Não é porque surgiu essa história das merendas para desviar o foco que eu vou deixar essa gente foder com a minha vida!

_ Mas patrão, se seu foco é acabar com a corrupção o Sr. precisa enxergar que ela existe em vários campos, que ela tem uma causa profunda na sociedade. Desviar o foco e se alienar é achar que se resolve todos os problemas da criminalidade oprimindo os corintianos e prendendo o presidente o Corinthians. É enxergar pequeno e criar uma guerra por puro preconceito.

_ Custódio, o que dizem do Corinthians é de brincadeira, futebol não tem a ver com política!

_ Gente se mata pelo seu time, patrão. Gente fica inválida pro resto da vida pra defender uma bandeira que não tá nem aí pra eles. O patrão pode ter certeza, na política se mata muito mais gente do que no futebol, por vaidade, por preconceito, por ignorância, por má fé e pelo poder.

_ É estupidez brigar por futebol, Custódio!

_ É estupidez, mas é estupidez fingir que a violência não existe. É um estupidez ser hipócrita e prender só preto e pobre para acabar com a violência. É estupidez se referir com ódio a quem pensa de forma diferente e é estupidez não enxergar que está sendo manipulado para agir com esse ódio estúpido. O ódio só surge e só sobrevive na mente que tem preguiça de entender o que realmente a incomoda. Sua luta é contra a corrupção ou contra o Lula e o PT?

_ É a mesma bosta, Custódio. Você tá tirando a minha paciência, toma cuidado que emprego não tá fácil, viu?

_ Patrão, se corrupção é mesmo coisa do Lula e se foi criada pelo PT, o que o Sr. acha dessa revelação de que Aécio Neves supostamente recebia sozinho 1/3 da propina de Furnas e que os outros 2/3 iam para o PSDB?

_ Eu já disse que um erro não justifica outro! Eu não tenho compromisso com partido nenhum nem idolatro político! Votei no Aécio sim, mas se provarem que ele pegou a tal propina, eu quero mais é que ele vá para o xilindró! Se for corrupto tem que ir pra cadeia e pronto! Sou diferente de vocês, petistas, que não admitem ver a vadia da Dilma ou ladrão do Lula na cadeia.

_ O Sr. não tem compromisso com nenhum partido e acredite, eu também não. O Sr. tem o estranho compromisso de ser “anti”, como um “anti-corintiano”, como um “anti-gays”, como um “anti-negros” e um “anti-nordestino”.

_ Não fuja do foco, Custódio, porra!

_ O foco é o seguinte: o Sr. foi bater panelas na Paulista dizendo que a solução era tirar a Dilma, o PT e prender o Lula, que eram os causadores da corrupção no Brasil. Na época o Aécio, que era a sua opção à Dilma, havia perdido as eleições recentemente, Certo?

_ Urna eletrônica fraudada pelo PT, eleição suja!

_ Mas agora o Sr. já ia colocar o Dr. Aécio no xilindró?! Já imaginou se tivessem cedido ao seu “Fora Dilma!” naquela época? Agora seria o “Fora Aécio!” ou o “Fora Cunha!”? Não percebe que, se a corrupção tem raízes muito mais profundas do que o que a televisão mostra, não é um “Fora Dilma!” que vai ajudar?

Já pensou que o desvio de foco talvez esteja no interesse da mídia, ligada às maiores fortunas do Brasil, de simplificar a questão da corrupção e ao mesmo tempo enfraquecer uma ameaça a seu império?

Patrão, continue com suas ideias, pense nas suas atitudes diárias, lute contra a corrupção, se quiser, continue lutando contra o PT, o Lula, a Dilma, mas reduza o tom de ódio, diminua as certezas preconceituosas, elas não te deixam pensar direito.

_ Vai pra Cuba, Custódio petista!

_ Estou bem aqui, patrão. Gosto muito do Brasil, da Bahia, de São Paulo. Talvez um dia consiga ir de avião passear em Havana, mas patrão, sou corintiano, sou negro, sou defensor das minorias e não preciso ser gay para defender a causa gay, não preciso ser mulher para ser feminista e não preciso ser petista pra defender quem tem sido tratado com falta de respeito. Se um petista baixar o nível ou incitar o ódio, serei tão opositor da atitude dele quanto sou da sua. Relaxa, patrão, vai pra Miami! Garçom, vê mais uma, por favor! A gente racha, patrão!

Ismael colocou os cotovelos na mesa, a cabeça entre as mãos e pensou se demitia o Custódio ali mesmo… tomou mais um gole e sorriu. E começaram a falar da boa fase do Timão…

É por isso que eu gosto de viver… no Brasil