00-thelma-e-louise-papo-de-cinema
Cena de “Thelma & Louise”

No mês de março, o Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, exibirá uma série de filmes que discutem temas como o empoderamento feminino, a violência contra a mulher e a equidade de gênero dentro do Ciclo “Março Feminista”.

Com curadoria do jornalista e crítico de cinema Ricardo Pereira, os filmes exibidos serão apresentados e analisados por convidadas especiais oferecendo suas impressões sobre como a temática é abordada no cinema.

Dentre os longas selecionados, está “Thelma & Louise”, com Susan Sarandon e Geena Davis. As exibições são gratuitas e abertas ao público em geral.  Mais informações no evento criado no facebook. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Confira abaixo a programação do “Março Feminista” com sinopses, datas e horários:

Sábado, 5 de Março, 19h30
THELMA & LOUISE
direção de Ridley Scott
Cansadas da vida monótona que levam, duas amigas, uma garçonete (Susan Sarandon) e uma jovem dona-de-casa (Geena Davis) resolvem deixar tudo para trás num fim de semana. Mas no caminho se envolvem em encrencas e acabam sendo perseguidas pela polícia. EUA, 1991. Colorido, 130 min.

Sábado, 12 de Março, 19h30
VIOLETTE
direção de Martin Provost
No início dos anos XX, a escritora Violette Leduc (Emmanuelle Devos) encontra a filósofa Simone de Beauvoir (Sandrine Kiberlain). Nasce entre as duas uma intensa amizade que dura toda a vida, ao mesmo tempo que Simone encoraja Violette a escrever mais, expondo as suas dúvidas e medos, abordando todos os detalhes da intimidade feminina. França, 2014. Colorido, 132 min.

Sábado, 19 de Março, 19h30
MOOLAADÉ
direção de Ousmane Sembene
Numa aldeia africana, persiste o costume brutal da Mutilação Genital Feminina, numa operação dolorosa e temida por todas. Seis meninas, com idades entre 4 e 9 anos, devem passar pelo ritual num determinado dia. Quatro delas buscam a proteção de Collé, uma mulher que não permitiu que a filha fosse mutilada, invocando a “mooladé” (proteção sagrada), indicada por uma corda colorida. Enquanto usarem essa corda, ninguém na aldeia poderá tocá-las. Mas vários homens pressionam o marido de Collé para que retire a proteção, nem que para isso ele tenha de chicoteá-la. Senegal, 2004. Colorido, 119 min.

cena-do-filme-as-sufragistas-1450465576781_956x500
Cena de “As Sufragistas”

Sábado, 26 de Março, 19h30
AS SUFRAGISTAS
direção de Sarah Gavron
No início do século XX, após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não possuem o direito de voto no Reino Unido. Um grupo militante decide coordenar atos de insubordinação, quebrando vidraças e explodindo caixas de correio, para chamar a atenção dos políticos locais à causa. Maud Watts (Carey Mulligan), sem formação política, descobre o movimento e passa a cooperar com as novas feministas. Ela enfrenta grande pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar e se sujeitar à opressão masculina, mas decide que o combate pela igualdade de direitos merece alguns sacrifícios. Inglaterra, 2015. Colorido, 107 min.

Local:
Museu da Imagem e do Som de Campinas
Palácio dos Azulejos
rua Regente Feijó, 859
Centro