raquel varela arq pessoal“O modelo de eleições a cada quatro anos não é mais suficiente. Os cidadãos precisam ter poder de fato”, afirma a historiadora Raquel Varela, que ocupou o centro das polêmicas em Portugal após lançar no primeiro semestre o livro Para Onde Vai Portugal.

Para a historiadora, a Europa nas últimas décadas destruiu o Estado de Bem-Estar Social e aumentou de forma brutal a desigualdade, uma marca do início do século XXI em todo o mundo. “A tendência em Portugal e na Europa é de alta concentração da riqueza. Em 1945, a diferença entre um rico e um pobre, ou um trabalhador manual qualificado na Europa, era de 1 para 12. Em 1980, subiu de 1 para 82. E hoje é de 1 para 530. A União Europeia é uma corporação de acumulação de capitais. E a acumulação é incompatível com a manutenção de serviços públicos de qualidade, por causa da queda tendencial da taxa de lucro”, disse em entrevista à revista Carta Capital.

Para ela, o grande desafio é reconectar a população com a política e isso só seria possível por meio da adoção de uma democracia direta. “Quem vive do trabalho está profundamente atomizado, disperso. A retomada dessa consciência se dará por meio da democracia direta, e não representativa. Não é só decidir quem vai decidir. É decidir de fato. Os cidadãos têm de encontrar mecanismos de decisão nos seus locais de trabalho, hospitais e escolas que frequentam. O modelo de eleições a cada quatro anos, ou delegados sindicais a cada dois anos, não é mais suficiente. O desafio do século XXI é fazer da democracia representativa uma democracia direta, na qual os indivíduos têm o poder real e não de forma meramente ilustrativa”, disse. (Veja entrevista Integral)