SOM SOLAR COOPERATIVAA geração de energia elétrica em residências ou empresas, chamada de microgeração de energia elétrica (ou geração descentralizada) por meio de placas fotovoltaicas pode ganhar uma aliado importante.

Pesquisadores de Campinas do CPqD estão desenvolvendo com a PHB Eletrônica um sistema de armazenamento de energia em baterias de alto desempenho.  A pesquisa, que deve terminar em 2018, é financiada pelo Fundo Tecnológico do BNDES.

 “O foco dos novos produtos é o mercado de micro e minigeração fotovoltaica, atendendo residências e instalações comerciais e industriais de pequeno e médio porte”, explica Ildo Bet, diretor técnico da PHB.

A geração de energia descentralizada é uma  tendência que vem ganhando força no Brasil, principalmente após a definição das regras e normas voltadas para o desenvolvimento desse mercado. No entanto, a integração de fontes renováveis intermitentes, como eólica e solar, às redes de energia elétrica tem sido motivo de preocupação para as concessionárias, uma vez que poderá criar condições de instabilidade nessas redes – especialmente quando a participação dessas novas fontes na geração tiver um aumento significativo. (Carta Campinas com informações de divulgação)