fury7
Cena de “Merry Christmas, Mr. Lawrence”

No mês de fevereiro, o Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, realizará o ciclo “David Bowie no Cinema”, um ciclo de filmes em homenagem a um dos maiores artistas do século XXI.

Com curadoria de Gabriel Vince, as exibições acontecerão de 1º a 23 de fevereiro, às segundas e terças-feiras, sempre às 20h.

As sessões são gratuitas e seguidas de debate.

Veja abaixo detalhes da programação:

Segunda-Feira, 01/02/2016 às 20h
O Homem que Veio do Espaço (The Man Who Fell to Earth, 1976)
Direção de Nicolas Roeg.

Um alienígena vem à Terra e adota o disfarce de um homem de negócios chamado Thomas Jerome Newton. A sua missão é encontrar água para o seu planeta que está morrendo. Ele utiliza a tecnologia avançada que traz consigo para ganhar bilhões de dólares, que serão necessários para construir a espaçonave que irá levá-lo de volta para casa junto com a água. Mas o gentil Newton não está preparado para a ganância e a crueldade de seus novos colegas de negócios e rivais e logo descobre que a missão será muito mais difícil do que ele havia imaginado. (Reino Unido, 135 min. Colorido).

Terça-Feira, 02/02/2016 às 20h
Apenas um Gigolo (Just a Gigolo, 1978)
Direção de David Hemmings.

Berlim, anos 20. A Primeira Guerra deixou suas marcas. O jovem Paul acaba de voltar dos combates e se dá conta de que o mundo aristocrático em que vivia mudou drasticamente. Para sobreviver, torna-se gigolô de uma rica baronesa, ao mesmo tempo em que os nazistas buscam o poder. (Inglaterra, Alemanha. 147 min).

Segunda-Feira, 08/02/2016 às 20H
Fome de Viver (The Hunger, 1983)
Direção de Tony Scott.

Manhattan, Nova York. Miriam Blaylock (Catherine Deneuve) é uma vampira que consegue se manter “viva” e bela através dos séculos com o sangue dos seus amantes. Em retribuição os jovens e as moças que se envolvem com ela não envelhecem, até Miriam ter tirado bastante sangue deles. Infelizmente seu atual parceiro, John (David Bowie), está tendo um envelhecimento extremamente rápido e a expectativa de vida é de apenas 24 horas. Desesperado, ele procura a ajuda da médica Sarah Roberts (Susan Sarandon), que é especialista em envelhecimento prematuro. Inicialmente ela não crê na história de John, mas pede para esperá-la. Ao voltar, 2 horas depois, vê que ele envelheceu décadas naquele curto espaço de tempo. Ela pensa em tentar fazer alguma coisa, mas John deixa o local bem irritado e frustrado, pois sabe que para ele seu tempo acabou. Sem ter a menor noção do que está acontecendo, Sarah vai até a casa dele e acaba conhecendo Miriam. Após uma conversa e uma bebida elas acabam indo para cama e logo Sarah descobre que sua vida tomou um rumo totalmente inesperado. (Reino Unido, 1h40 min).

Terça-Feira, 09/02/2016 às 20h
Furyo, Em Nome da Honra (Merry Christmas, Mr. Lawrence, 1983)
Direção de Nagisa Ōshima.

Em 1942 a tensão toma conta de um campo de concentração na ilha de Java. O prisioneiro inglês Jack Celliers (David Bowie) provoca um conflito quando decide não obedecer às rígidas regras do capitão Yonoi (Ryuichi Sakamoto). A insolência é repudiada com violência, mas esta não consegue acabar com o orgulho e a honra do oficial inglês, o que enfurece ainda mais o capitão. Parecendo ser o único a compreender o que se passa, o também prisioneiro John Lawrence (Tom Conti), que fala japonês, tenta acalmar os ânimos. (Japão, Reino Unido e Nova Zelândia. 2h 2min).

Segunda-Feira, 15/02/2016 às 20h
Labirinto – A magia do tempo (Labyrinth, 1986)
Direção de Jim Henson

Frustrada por ter de cuidar do irmão caçula enquanto seus pais estão fora, a adolescente Sarah (Jennifer Connelly) sonha em se livrar da criança, que não para de chorar. Atendendo seu pedido, o Rei dos Duendes (David Bowie), personagem de um dos livros de Sarah, ganha vida e sequestra o bebê. Arrependida, a menina terá de enfrentar um labirinto e resgatar o irmão antes da meia-noite para evitar que ele seja transformado em um duende. (Reino Unido, Estados Unidos. 1h41min).

Terça-Feira, 16/02/2016 às 20h
Absolute Beginners (1986)
Direção de Julien Temple

Durante os agitados anos 50, Colin (Eddie O’Connell) é um jovem londrino de 19 anos que está à procura de seu lugar no mundo. Tentando se estabelecer como um fotógrafo, ele está perdidamente apaixonado por Crepe Suzette (Patsy Kensit), uma linda modelo. Porém, seu relacionamento está estritamente ligado ao mundo da moda e a seu crescente sucesso. Então, Colin se envolve com um promotor de música pop e tenta assim, novamente, se aproximar de Crepe Suzette. Enquanto os dois decidem entre viver seus princípios idealistas ou se vendar ao sucesso, a tensão racial fermenta a seu redor… Muitos sucesso musicais recheiam esta superprodução intepretados por Fine Young Canibals, Sade, David Bowie, Patsey Kensit etc.

Segunda-Feira, 22/02/2016 às 20h
Basquiat – Traços de Uma Vida (Basquiat, 1996)
Direção de Julian Schnabel

Em 1981, um jovem artista (Jeffrey Wright) das ruas é descoberto por Andy Warhol (David Bowie) e tem uma ascensão meteórica, tornando-se uma estrela no mundo das artes. Mas este sucesso repentino e inesperado terá um preço muito alto. (Estados Unidos, 1h45min)

Terça-Feira, 23/02/2016 às 20h
O Grande Truque (The Prestige, 2006)
Direção de Christopher Nolan.

Século XIX, Londres. Robert Angier (Hugh Jackman) e Alfred Borden (Christian Bale) se conhecem há muitos anos, desde que eram mágicos iniciantes. Desde então eles vivem competindo entre si, o que faz com que a amizade com o passar dos anos se transforme em uma grande rivalidade. Quando Alfred apresenta uma mágica revolucionária, Robert fica obcecado em descobrir como ele consegue realizá-la. (EUA, Reino Unido. 2h8min).

MIS Campinas: Rua Regente Feijó, 859 – Centro, Campinas – SP