CafezinhoOs organizadores dos protestos contra a democracia e a favor de um golpe parlamentar, por meio de um impeachment de Dilma Rousseff (PT), não conseguiram levar grande número de pessoas nas ruas das principais cidades. A manifestação teve menor adesão do que no dia 16 de agosto, quando já havia se verificado uma redução do número de manifestantes em relação à manifestação de março.

Praticamente somente grupos mais radicais, que apoiam o fim da democracia, foram para a rua. Novamente simpatizantes de golpe militar saíram às ruas. O ator pornô Alexandre Frota fui uma das figuras emblemáticas desta última manifestação. Um dos organizadores em São Paulo admitiu que a manifestação de hoje é menor do que outras ocorridas ao longo deste ano.

Desde o final da manhã de hoje (13), manifestantes favoráveis ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff concentraram-se na Avenida Paulista, região central da capital. Vários carros de som estão estacionados ao longo da via, que, aos domingos, tem o tráfego de veículos interrompido. Os participantes do ato vestem camisas amarelas ou trazem adereços, como lenços faixas e pintura de rosto com as cores da bandeira nacional.

O movimento foi pacífico em Brasília e marcado pela presença de famílias com crianças e idosos. A PM revistou os manifestantes na chegada à Esplanada, principalmente os que estavam com mochila. A PM fez um cordão de isolamento em frente ao Congresso.

Paralelamente à manifestação, um grupo do movimento Frente Brasil Popular, que afirma representar o PT e cerca de 20 entidades, fez panfletagem na Torre de TV – um dos pontos turísticos mais movimentados da capital federal. O ato, que tem participação de poucas pessoas, é contra o impeachment da presidenta Dilma e o ajuste fiscal e pede a saída do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Amanhã (14), aniversário da presidenta Dilma Rousseff, um grupo liderado pelo PT e por entidades que apoiam o governo organizam uma festa simbólica, em frente ao Palácio do Planalto, com direito a bolo e parabéns. (Carta Campinas com informações da Agência Brasil)