Tatuagem02
Cena de “Tatuagem”

De 15 a 18 de dezembro, sempre às 19h30, o Sesc Campinas realiza o projeto de cinema e vídeo “Olhares Latinos”, que exibirá quatro longas produzidos na América Latina nos últimos cinco anos, mostrando tanto os olhares artísticos quanto as realidades retratadas pelo cinema da região.

O destaque fica para a produção brasileira ‘Tatuagem’ do diretor Hilton Lacerda. O longa se passa no Brasil (1978), época em que a ditadura militar mostra seus sinais de esgotamento. Em um teatro/cabaré, localizado na periferia entre duas cidades do Nordeste do Brasil, um grupo de artistas provoca o poder e a moral estabelecida com seus espetáculos e interferências públicas.

Liderado por Clécio Wanderley, a trupe conhecida como Chão de Estrelas, juntamente com intelectuais e artistas, além de seu tradicional público de homossexuais, ensaiam resistência política a partir do deboche e da anarquia. A vida de Clécio muda ao conhecer Fininha, apelido do soldado Arlindo Araújo, 18 anos: um garoto do interior que presta serviço militar na capital. É esse encontro que estabelece a transformação do filme para os dois universos. A aproximação cria uma marca que lança o espectador no futuro, como tatuagem: signo que cada um carrega junto com sua história.

Também serão exibidos os filmes “Sete Caixas”, “Jauja” e “Heli”.

A programação é gratuita e pode ser vista com mais detalhes no Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)