12341625_1177592092269338_9056460096661516709_nUma versão adaptada da obra “Quebra-Nozes” será apresentada no palco do Teatro Brasil Kirin em Campinas nos dias 21, às 20h, e nos dias 22 e 23 de dezembro em duas sessões, às 17h e 20h.

O público poderá prestigiar uma versão reduzida da história de Clara e seu precioso boneco Quebra-Nozes, presente de seu padrinho, o mago Drosselmeyer. A história traz Clara e sua viagem encantada do Reino das Neves até o Reino dos Doces, depois de enfrentar a cruel batalha contra o Rei dos Ratos e seu exército.

A montagem da obra adaptada é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e conta com a participação de várias academias e escolas de dança da cidade de Campinas. Para esta versão de Quebra-Nozes foram selecionados em audição pública oito solistas e o elenco possui cerca de 100 participantes.

A direção e coordenação da montagem são de Daniela Gatti e Felipe Chepkasoff. Na composição da obra Quebra-Nozes, as academias participantes tiveram a autonomia para coreografar o número previamente definido com a direção. O público assistirá ballet clássico, jazz, dança do ventre, hiphop, sapateado entre outros. O objetivo desta versão do Quebra Nozes foi o de agregar academias de dança da cidade de Campinas com os vários estilos de dança na composição da narrativa da obra.

Segundo a Diretora Daniela Gatti “A proposta colaborativa promoveu novas experiências aos participantes a partir de outros olhares e modos de conceber a dança”.

A história original do Ballet Quebra Nozes se baseia num conto infantil de E.T.A. Hoffmann onde a festa de Natal se passa na casa da família Stahlbaum. Na versão que será apresentada, os bailarinos contam a história dos irmãos Maria Clara e Fritz que vivem num orfanato à espera de uma família que os adote. Na véspera de natal, os irmãos recebem a visita do mais esperado padrinho do orfanato, Tio Dross, que sempre os surpreende com brinquedos, brincadeiras e mágicas. Tio Dross presenteia Clara com uma sapatilha para que ela possa dançar e, para Fritz, ele traz um skate para que possa fazer suas manobras e se lembrar do natal. Eles se divertem com os novos brinquedos, mas a noite vai se aproximando.

Ao som das badaladas da meia noite, Clara e Fritz se preparam para dormir à espera do dia de natal. Tio Dross se despede das crianças entregando mais um presente à Clara: um boneco Quebra-Nozes em forma de soldadinho. Clara adormece ao lado de seu boneco e começa a sonhar. Em seus sonhos, ela, surpresa e assustada, pula sobre uma cadeira de onde assiste uma verdadeira batalha entre ratos e os soldadinhos. Vencida a batalha pelos soldados, eis que surge a imagem de Tio Dross como mágico e transforma seu boneco quebra-nozes em um lindo príncipe soldado, que levará Clara ao mundo dos doces conhecendo diferentes países e culturas. Clara vibra com a festa e os doces nos seus sonhos, até que as badaladas do relógio ao tocar as seis horas da manhã a despertam, surpreendendo-a ao lado de seu boneco e de suas sapatilhas.

A apresentação é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Academias de Dança de Campinas participantes:

Academia ArtBallet Aline Frederico
Academia Iris Ativa Lina Penteado
Academia Ballet & Cia
Ballet Beth Rodrigues
Ballet Cristiana Packer
Banana Broadway
Conservatório Carlos Gomes
Eclipse Cultura e Arte
Estúdio de Artes Mansano
Grupo Wushu Campinas Kung fu
Independente Espaço de Dança Claudia Pereira
Instituto Vivarte
ProDança
Templo de Ísis – Escola de Danças Orientais
Sociedade Hípica de Campinas

Quebra-Nozes

Teatro Brasil Kirin
Dia 21 de dezembro, às 20h
Dia 22 de dezembro, às 17h e às 20h
Dia 23 de dezembro, às 17h e às 20h
Todas as apresentações serão gratuitas e os ingressos devem ser retirados com antecedência, na bilheteria do Teatro no dia da apresentação.