foto2015_6Nos dias 12 e 13 de dezembro, a Estação Cultura de Campinas recebe mais de 100 expositores, entre designers de moda, chefs de cozinha, artesãos, designers de objetos, ONG’s e projetos sociais – sendo metade deles de Campinas – para mais uma edição especial do Mercado Mundo Mix que celebra os 21 anos do maior evento de Economia Criativa do País

De acordo com Beto Lago, a edição especial de comemoração dos 21 anos será realizada em Campinas como um reconhecimento da importância da cidade e como uma forma de valorizar a Economia Criativa local. “Temos um carinho enorme por Campinas, que é um verdadeiro celeiro de artesãos e designers de moda. Para esta edição, selecionamos os melhores produtores locais, além de atrações culturais e artísticas de primeira linha”, explica o idealizador do Mercado Mundo Mix.

A fim de fortalecer ainda mais a parceria do evento com a cidade, a organização já divulgou três novas datas para 2016, todas na Estação Cultura: 12 e 13 de março, 3 e 4 de setembro e 3 e 4 de dezembro.

foto2015_5Na programação desta edição especial, o Mercado Mundo Mix traz a Campinas DJ’s de renome nacional da cena eletrônica, hip hop e black music, como Alessandra Pagu, DJ Barata, Polo Funk Master e Dj Hugo Seppi. Muito samba de raiz, batucadas de terreiro, groove, balanço, funk, soul e, expressando o compromisso da cultura hip hop, traz em seu set o melhor do rap nacional e internacional.

De Campinas, Alê Pagu sobe ao palco da Estação Cultura no sábado (12) apresentando o samba de raiz, batucadas de terreiro, groove, balanço, funk, soul e rap nacional e internacional.

No repertório do baiano Lucas Barata, feito exclusivamente com discos de vinil, samba de todas as ordens e tipos, música instrumental brasileira, tropicália, bossa nova e jazz, latin soul, 60’s soul, funk old school, afrobeats e grooves em geral.

Formado por um grupo de estudantes e difusores da cultura funk existente desde 2008, o Polo Funk Masters traz em seu repertório as danças funk inspiradas em contextos da década de 70 até o momento.

Também composta por estudantes de música popular da Unicamp, desde 2009, a Banda Hakavuna se apresenta no domingo (13) com o intuito de rearranjar músicas de expoentes do universo do funk-fusion como Headhunters e Weather Report. A Hakavuna trabalha hoje as possibilidades abertas pela música eletrônica sem desvincular-se do funk e do jazz, apresentando um repertório claramente influenciado por grupos como Nerve e Jaga Jazzist, num show dançante, rico em timbres e improvisação.

Para fechar esta edição especial do Mercado Mundo Mix Campinas, a banda limeirense Laranja Oliva apresenta os sucessos de seu primeiro trabalho “Arroz, Feijão e Mistura”, que une funk, samba, jazz e groove. Residente do evento, o Dj Will se apresenta nos intervalos com sucessos da Rádio Mundo Mix.

Na programação cultural ainda estão previstas apresentações do Teatro Usina Geradora, com a peça “O Auto da Barca do Inferno”, o Teatro de Bonecos e o Sarau Poetizas.

O ritmo vibrante do forró, um dos patrimônios da cultura brasileira, também se faz presente nesta edição do Mercado Mundo Mix. No domingo, para celebrar o Dia Nacional do Forró – data do nascimento do legendário Luiz Gonzaga – a sanfona, o triângulo, a zabumba e o cavaquinho dão o compasso do show do grupo 2 Dobrado, na Estação Cultura, às 17h30. Com uma linguagem moderna e dinâmica, sem perder a essência do forró pé de serra, o 2 Dobrado traz, ainda, influências do choro e do rock.

Já em relação às exposições, os turbantes serão tema de workshop e exposição, realizados em parceria com o Senac. Outra mostra que irá atrair o visitante estará no interior do vagão de trem da Estação Cultura, e retrata a importância da imigração japonesa no país, com objetos, vestimentas e painéis históricos.​

Ainda dentro da programação da edição especial do Mercado Mundo Mix, a Estação Cultura recebe o Festival da Cerveja Artesanal com cerca de 10 produtores paulistas de cerveja, sendo alguns deles da região de Campinas.

cerveja-mundo-mixDa tradicional Pilsen, como India Pale Ale, que é mais amarga devido ao lúpulo, à Weizenbier (de trigo alemã) e Witbier (estilo belga com especiarias), o festival conta com mais de de 20 rótulos artesanais a preços acessíveis (chope a partir de R$ 8). Entre as marcas nacionais que estarão presentes no Festival da Cerveja Artesanal – como a Mea Culpa, Jupiter, Capitu, Landel, Crazy Rocker e Votus -, grande parte deu início à produção em casa e todas possuem de 1 a 3 anos no mercado.

A entrada e o estacionamento são gratuitos. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Mercado Mundo Mix em Campinas
Data: 12 e 13 de dezembro, das 10h às 21h.
Local: Estação Cultura – Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº Centro, Campinas
Entrada e estacionamento gratuitos