8a515bc4e17e637e29e38e007cc647c9De 7 de novembro a 19 de dezembro, a Comunidade Jongo Dito Ribeiro realiza em comemoração ao Mês da Consciência Negra o “VII Sou África em Todos em Sentidos – Ubuntu e Reinos de N’Zinga”na Casa de Cultura Fazenda Roseira.

Música, gastronomia, exibição de filmes, teatro, exposições, debates, feiras, intervenções artísticas, roda de jongo e troca de conhecimento, entre outras atividades, estão na extensa programação do evento que tem como tema a cultura negra.

A programação completa pode ser conferida AQUI.

Em Campinas, a Comunidade Jongo Dito Ribeiro é referência em Jongo, que é registrado como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional) e pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc).

O Jongo é uma forma de expressão afro-brasileira com percussão de tambores, dança coletiva e é considerado o avô do samba. É praticado nos quintais das periferias urbanas e em algumas comunidades rurais do sudeste brasileiro.

A coordenadora geral da Casa de Cultura Fazenda Roseira e liderança na Comunidade Jongo Dito Ribeiro, Alessandra Ribeiro diz que a programação do “Sou África em Todos os Sentidos” permeará diversos aspectos de interesse da comunidade negra. “O objetivo é trazer um pouco dessa questão ancestral pensando na rainha N’Zinga, nas matrizes africanas e nos territórios de cultura e identidade”, diz Alessandra. (Carta Campinas com informações de divulgação)

“VII Sou África em Todos os Sentidos”

Data: 7 de novembro e 19 de dezembro
Local: Casa de Cultura Fazenda Roseira. Rua Domingos Haddad, 01, Residencial Parque da Fazenda (Próximo ao Hospital e Maternidade Celso Pierro e à PUC Campinas da Av. John Boyd Dunlop)
Informações: (19) 3227-5633
Entrada gratuita
Programação completa AQUI