POSTseligaOs moradores de Barão Geraldo, distrito de Campinas em que fica a Unicamp, promovem no próximo dia 05 de dezembro um ato contra a liberalização total da especulação imobiliária no bairro. Apoiados por vários movimentos e organizações da região, os moradores temem a mudança na Lei de Uso e Ocupação do Solo, que pretende ser feita pelo governo Jonas Donizette (PSB).

De acordo com os moradores, as mudanças permitirão a construção de prédios sem limite de altura, triplicar a população do distrito, destruir áreas verdes e consequências como maior poluição do ar, do solo, enchentes e engarrafamento.

“A proposta da LUOS que a prefeitura faz desrespeita tudo o que foi expressamente determinado dentro da única oficina do Plano Diretor em Barão Geraldo, que aconteceu em 30 de julho deste ano de 2015. Em cinco das cinco equipes formadas nessa oficina, a população expressou a sua vontade de não-verticalização do distrito, da não-alteração do perímetro urbano e da utilização da área total da fazenda Rio das Pedras para a criação de um parque público de visitação. Nada disso está sendo respeitado na proposta da nova LUOS. A prefeitura pretende que a nova LUOS seja apresentada sem discussões com a população. E depois obviamente pretende que seja aprovada pela Câmara Municipal passando como um trator sobre a vontade da população e desrespeitando aquilo que é o nosso direito constituído de determinar que futuro queremos para a região onde residimos e temos toda nossa vida formada”, anotam os moradores em página do movimento.

O ato está marcado para as 10h, do sábado, dia 05/12, em frente a Banca Central de Barão Geraldo.
Organizações que apoiam o movimento:
AMOC – Associação de Moradores da Cidade Universitária
AMA-Guará Associação de Moradores do Guará
Campinas Que Queremos
Movimento Pró-Parque de Barão Geraldo
Movimento Sonha Barão
PROESP – Sociedade Protetora da Diversidade das Espécies
Coletivo Cidadão de Barão Geraldo