google play imageO aplicativo Alcance, criado com o objetivo de facilitar o uso de dispositivos móveis com tela sensível ao toque por pessoas cegas ou com deficiências visuais, acaba de ultrapassar a marca de 15 mil downloads na loja Google Play,onde pode ser baixado gratuitamente.

Disponível para smartphones com tela sensível ao toque com sistema operacional Android, o aplicativo foi desenvolvido em Campinas pelo CPqD e utiliza recurso de narração automática das telas por síntese de fala (text to speech), para facilitar o acesso do usuário às principais funções do aparelho – básicas e avançadas. Essas funções aparecem na forma de grandes ícones na tela do smartphone, que possui uma interface padronizada.

Na medida em que o usuário desliza o dedo sobre a tela, uma voz sintetizada informa a função correspondente àquela área. Com mais um toque, pode selecionar a função desejada: realizar e receber ligações, enviar e receber mensagens de texto (SMS), consultar o histórico de ligações, o nível de bateria, a data e hora e a lista de contatos telefônicos, entre outras. Além disso, o Alcance oferece algumas funções avançadas e de entretenimento, como despertador (com lembrete de voz), localização e auxílio ao deslocamento, tocador de música, leitor de arquivos de texto, previsão do tempo e câmera fotográfica, por exemplo. (Carta Campinas com informações de divulgação)