cicloviaA Prefeitura de Campinas inaugurou ontem uma pequena ciclovia da Avenida Norte-Sul, com apenas 1.300 metros de extensão, e hoje autorizou a construção da ciclovia da Av. Baden Powell, no Jardim Nova Europa, com 1.700 metros.

Pela pequena extensão das duas ciclovias, elas servem mais de decoração, lazer e embelezamento da cidade do que como opção para o transporte.

A ciclovia do Jardim Nova Europa, que teve a ordem de serviço assinada pelo prefeito Jonas Donizette (PSB), na tarde desta segunda-feira (5), será construída no canteiro central da avenida Baden Powell e terá 2,5 metros de largura. O ponto de partida é a rotatória da Av. Estados Unidos, com término na rotatória da Rua São José dos Campos. O projeto foi elaborado pela Emdec (Empresa de Desenvolvimento de Campinas).

De acordo com a Prefeitura, o valor da obra é de R$ 411 mil e a execução deverá começar em novembro deste ano, com término previsto para fevereiro de 2016. A obra foi acordada por meio de Termo de Compromisso Ambiental (TCA) firmado entre a Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e o hotel Royal Palm Plaza Resort.

Numa segunda etapa, será construída calçada para caminhada e corrida com acessibilidade para pessoas com deficiência. O projeto prevê, ainda, a instalação de postes de iluminação e lixeiras.

A ciclovia Norte-Sul de pouco mais de um quilômetro também foi construída no canteiro central da Avenida José de Souza Campos e fica entre as ruas Gustavo Armbrust e Oriente. Ela tem duplo sentido de circulação, incluindo passeio público e iluminação fotovoltaica. O custo da obra foi de R$ 715,5 mil, sem contabilizar a iluminação.

O local tem 50 postes de iluminação fotovoltaica e 25 pares de lixeiras, ao longo do trajeto. A ciclovia foi custeada por três Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) e um Termo de Compromisso Ambiental (TCA), como obra de compensação ambiental, firmados com a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. (Carta Campinas com informações de divulgação)